Monetização por Nicho – evento na UNA em BH

Vivi uma experiência incrível outro dia no Conectados da @unaoficial a convite do professor (e meu amigão) @magnohmartins para falar sobre Monetização por Nicho. Afinal, por mais que seja maravilhoso compartilhar conteúdo gratuito on-line, todo mês, temos boletos para pagar, não é mesmo?

Tenho um propósito de vida muito claro que é despertar pessoas e igrejas para o uso consciente e eficiente do meio digital.

Estiveram lá também minha amiga @natiboaventura do @sympla, a Paula – do proj. Eu faria Cursos, o @gregorio.rafa, o @entrefraldas e o Rô da @lab.31 – esse pessoal com cases incríveis de mercado e eu estava ali para falar sobre meu trabalho de 12 anos com igrejas.

Depois de ouvir histórias incríveis e do expertise de cada um, fiquei lembrando como é difícil trabalhar com Comunicação e Marketing em igrejas. Em quantas portas na cara tomei e em quantas pessoas me procuram por pensar que “devo” trabalhar sempre gratuitamente por ser “minha missão”.

O ponto é que comecei a compartilhar com os colegas de mesa e a plateia (cheia!) dos meus desafios na área e em como o livro Mídias Sociais na Igreja saiu de um e-book gratuito digital, se transformou em livro impresso (trabalho incrível da @promoveartesgraficas) e em breve lançado em Espanhol pela @editorialpatmos 🙏🏻📘

No meio desta fala Deus tocou em meu coração para pedir perdão à todos da mesa e da plateia por todas as vezes que se sentiram ofendidos por alguém que se diz evangélico ou cristão. Não somos melhores que ninguém.

Foi um dos momentos mais incríveis da minha vida. Algumas lágrimas saíram dos meus olhos e pessoas da plateia tb me procuraram ao final chorando e liberando perdão. Ser cristão não é apontar o dedo, mas, estender a mão.

Seja luz, on e off-line! (Mateus 5.16) 🙏🏻❤️

Sobre o livro Mídias Sociais na Igreja
Sobre o livro Comunicando o Reino

Leia mais

Reflexão | Quando o seu trabalho se transforma no trabalho de outra pessoa?

Venho trabalhando muito nas últimas semanas/anos (rs) e por vezes me esqueço como o tempo passa rápido.

Outro dia (2008) estávamos na @igrejabatistadalagoinha discutindo qual seria a melhor forma para se montar um banco de imagens para uma igreja. Afinal, fotos e vídeos são memória, elas contam histórias. E não é que semana passada, 11 anos depois, discutíamos ali na comunicação novamente, como fazer isso da melhor maneira? Eu sugiro serviço em nuvem como Google Drive ou Dropbox. Com login e senha compartilhada com os pastores presidentes, a liderança espiritual e técnica. Quem já viu aquela história de alguém que saiu do ministério e ninguém tinha acesso a mais nada?

Como os tempos mudaram em tão pouco tempo. Mas, uma coisa não mudou, a motivação do meu coração. Quero ir cada vez mais longe levando a mensagem do uso CONSCIENTE e EFICIENTE do meio digital pelas igrejas nos dias de hoje!

Eu e @renato_lied fazemos isso voluntariamente compartilhando dicas aqui no meu insta c/ 12 mil pessoas (sempre na luta com os algoritmos), no grupo do Face (2600 pessoas), na lista que mantemos no whatsapp (1600 pessoas), no Twitter com 16 mil e no YouTube (800 pessoas). Nos siga em todos os canais, estamos sempre buscando uma maneira de ajudar vocês em um destes canais.

A minha foto no destaque foi apenas para chamar a atenção de vocês p/ a minha história! Comecei como uma jovem que mal tinha grana para ir aos cultos, produzindo conteúdo para o Orkut e blog de jovens da minha igreja, e hoje isso vai além do Blog (12 anos no ar!!!!), passe para a próxima tela.

Quase chorei quando recebi estas fotos no whatsapp hoje! Eu, ali na apresentação de uma banca acadêmica como referência na Comunicação das igrejas, enviadas a mim, pelo coordenador e professor do curso de uma faculdade aqui de BH. Não tenho ideia de quantas entrevistas e materiais já cedi para TCCs (inclusive, migos, me enviem para que eu leia e guarde de recordação, vou amar).



Eu, uma improvável de Deus, com lágrimas nos olhos porque Ele faz apesar de nós. Em algum momento meu trabalho se transformou no de outras pessoas e se multiplicou!

Leia mais

Faça o melhor com o que você tem em mãos!

Trabalhar na Comunicação de uma igreja não pode ser apenas um “job”. Como você fala de alguém que conhece só de ouvir falar sem ter um real conhecimento sobre ele?

Tenho conversado com muitos líderes e pastores do Brasil todo e que sempre comentam as mesmas coisas: voluntários que vão aos cultos somente quando estão na escala. Senão, nem aparecem na igreja.

Amadas ovelhinhas! Invistam em uma vida diária e devocional com Deus! Este mês estou fazendo o devocional 40 dias com os Vingadores. Mas, no link do meu perfil tem o devocional gratuito Comunicando o Reino (21 dias).

Sinceramente? É muito bom investir em conhecimento técnico, mas, não abra mão de sua vida com Deus. Verifique como está a vida dos seus liderados. Não adianta ser o melhor fotógrafo/designer/jornalista se trabalha apenas pelo “job” e não para cumprir Marcos 16.15!

Nós falamos melhor de quem conhecemos de verdade!

Na última semana participei do evento Church Tech Expo, em SP. Pelas minhas contas quase 600 pessoas passaram por minhas palestras Comunicando o Reino.

Conheci tanta gente nova, reencontrei outras, tantas realidades… falei, conversei e atendi tantas pessoas e igrejas diferentes. Foi muito edificante! Voltei para casa pensando que foi um dos eventos mais incríveis que participei!

Me arrisquei de repórter para a Rede Super(vamos ver se a TV faz milagre com o material), gravei vídeo para o YouTube, falei e falei. Se tiver ido, deixe nos comentários suas impressões. Se não tiver ido, comente sobre como está a vida espiritual em sua equipe.

“Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. (1 Tessalonicenses 5.16-17)

SOMOS UM EM JESUS!!! Sorria! Ele já cuidou de tudo por nós, apenas obedeça!

Leia mais

Meu testemunho pessoal! Elis Amâncio no Prova Viva da Rede Super

Muitos conhecem apenas a parte boa e de sucesso da história. Mas, meus amigos da Rede Super me encorajaram a contar meu testemunho pessoal. Espero de todo coração que abençoe e alcance a vida de alguém aqui desta comunidade linda que amamos.

Deus muda histórias, assim como Ele mudou a minha, me deu uma filha linda, uma profissão, meu esposo, nossa família.

Assistam!

Leia mais

Trabalha na Comunicação Digital da sua igreja?

A semana começou e bate aquele aperto no coração. Como organizar minha vida??? Vou te contar o que eu faço!

1) Faço meu devocional (mesmo que tenha que ser rapidinho).

2) Reviso a agenda da semana. Quem e quando preciso visitar algum cliente/ministério e todas as reuniões ao longo da semana.

3) Divido minhas tarefas em dias que estarei no escritório e dias que estarei fora. Por exemplo, dia de agendamento é o dia que trabalho no meu escritório.

4) Faço minhas tarefas com tempo programado de execução.

5) Leio as novidades TECH do dia.

6) Ouço/vejo algum vídeo de cultura nerd (ajuda a descansar minha mente – é o que gosto, cada um consome o que curte).

7) Planejo o conteúdo para o blog e para as dicas do WhatsApp das próximas 4 semanas (deixo os insights salvos no Trello).

8) Divulgo minha agenda da semana nas redes sociais.

9) Respondo todos os e-mails, whats e mensagens que recebo nas redes sociais. Tenho limite de 1hora para fazer isso.

10) Reviso as tarefas que não consegui concluir e reagendo para o dia seguinte.

11) Vou descansar. Fecho o dia vendo alguma pregação, orando, lendo algum livro, vendo algum seriado, vou dançar com minha filha e namorar meu marido. Sim, nem só de mídia vive uma jornalista!

Boa semana! Vejo vocês em SP esta semana!!! Ah, e vocês? Como organizam a segunda?

Foto fofa clicada pelo maridão: @renato_lied

Leia mais

Como fazer anúncios nas redes sociais?

💡Bora impulsionar “uns” posts?

É super comum em reuniões de lideranças e equipes de mídia de igrejas surgir este incentivo para fazer anúncios de postagens como ATALHO para divulgar mais um evento, lançamento ou alguma atividade da igreja.

Não sei dizer quantas igrejas (e movement) que sigo hoje, mas, posso te dizer que tem muita gente fazendo isso errado.

Já tentei orientar alguns sobre isso, mas, recebi um: “sem tempo, irmão”. Amadas ovelhinhas, o fato é que precisamos, SIM, do “tal” PLANEJAMENTO. Já vi igrejas/eventos investindo R$ 5 mil reais em anúncios sem retorno. Por que isso acontece? Porque pensam que basta clicar no botão impulsionar que está tudo certo. Então, aí vão 7 dicas preciosas para ser mais assertivo quando for anunciar:

1. Organize a casa. Antes de fazer anúncios no Google/Face/Insta mantenha uma periodicidade de publicações, site atualizado e responsivo. Afinal, nada pior que um site desatualizado!

2. Aprenda a fazer anúncios eficientes. Para isso é preciso estudar e testar. Teste com valores menores e vá medindo a eficiência e alcance, se está falando com as pessoas certas.

3. Pesquise no Google o site do Google Adwords (aprenda grátis). Ele te ensina passo a passo como fazer anúncios com palavras-chave que alcance exatamente seu público-alvo.

4. Faça os cursos do Facebook Blue Print (grátis) ele te ensina a criar anúncios pelo Gerenciador de Anúncios do Face (tb cria anúncios para o Insta) super segmentados. Por exemplo, você consegue fazer 1 anúncio para pastores que estão apenas na região sudeste.

5. Não use o botão IMPULSIONAR – ele não tem todas as funcionalidades do Gerenciador de Anúncios. É por isso que você pode estar divulgando um evento de Goiânia, mas, impactando pessoas no RJ.

6. Analise friamente se sua igreja está preparada para anunciar. Muita gente reclama comigo que não tem resultado nos anúncios. Mas, ao analisar, percebo que a pessoa: ou nem sabe direito o objetivo da campanha ou não sabe mesmo usar as ferramentas.

7. Por último, mas, não menos importante! Mesmo que seu evento seja gratuito, uso ferramentas como Sympla e Eventbrite para que as pessoas se cadastrem. Você cria ali um mailing (lista) sua.

Leia mais

Como treinar voluntários para a sua igreja?

Uma dúvida comum, mas, de fácil explicação. Já ouviu falar em Copy? É um sistema em que você cria o processo passo a passo de um projeto, atividade, tarefa e que facilita reproduzir o trabalho para novos membros que chegam à equipe.

O ideal é que no Google Drive de sua igreja tenha um Copy para cada área da Comunicação/Mídia, pois, assim, na ausência de algum líder, neste arquivo estarão orientações importantes mostrando como o trabalho é feito e exemplos.

Seus documentos (Copy) podem ser disponibilizados em um arquivo simples como um doc mesmo (tipo word). Como isso funciona na prática?

Vamos supor que você seja responsável pelas Mídias Sociais da sua igreja e tenha voluntários na sua equipe. Você cria um Copy de Mídias Sociais com:
– Chegar com 30 minutos de antecedência
– Exemplos de fotos usadas nas postagens
– Exemplos de posts para Facebook, post para Instagram, etc.
– Exemplos de artes utilizadas (se há uma paleta de cores pré-definida)
– Exemplos de legendas
– Exemplos de conjunto de hashtags

Após o treinamento, quando o voluntário estiver trabalhando sozinho no culto, ele saberá onde buscar as referências para trabalhar dentro da linha editorial que sua igreja pré-definiu.

💡Exemplo 2: Se você é responsável pela equipe de fotógrafos de sua igreja, você cria um arquivo Copy (no Google Drive), compartilha com eles e apresenta como trabalham:
– Chegar pelo menos 30 minutos antes do culto
– Foto da recepção (boas-vindas)
– Fotos das pessoas louvando a Deus, adorando, cantando
– Foto do louvor (foto geral do ministério e 1 do vocalist – ou 1 de cada integrante do grupo)
– Fotos gerais da igreja
– Fotos do preletor (em pelo menos 3 ângulos diferentes, frente, lado direito, lado esquerdo).
– Se há um preset definido para tratamento das fotos.

Estamos voltando com as dicas semanais. Perdoem a ausência, mas, como sabem, desde que assumi a coordenação de mídias da Lagoinha (matriz) e Rede Super o trabalho intensificou.

Leia mais

Será que devo continuar neste caminho? Trabalhando com Comunicação para Igrejas?

Quem nunca ao longo da caminhada se questionou: será que estou fazendo a coisa certa? Será que isso é o que Deus quer de mim? Será que devo continuar palestrando sobre COMUNICAÇÃO PARA IGREJAS? O que vocês acham?

Acredito que todos nós já nos questionamos. Mas, a doce voz do Espírito Santo vem confirmando se estamos ou não no lugar certo. O devocional diário é essencial para discernir as vozes.

Existem os tempos e as estações que nos direcionam para tempos mais fáceis e também para outros muito mais desafiadores.

Como jornalista cristã, profissional de comunicação do Reino que sou… Deus sabe o tanto que sou questionadora, me cobro e exijo de mim. Há dias que me sinto tão incapaz e o Senhor tão gentilmente me segura nos braços. Como há dias em que recebo tantas e mensagens e testemunhos lindos de vocês aqui no Insta e no WhatsApp que compreendo: estou no caminho certo.

É até bom falar disso. Estar no caminho certo não quer dizer que vai ser fácil. Às vezes somos tão tentados a desistir… mas, quantas pessoas contam conosco, com nossas palavras, com nossos ensinamentos e nossas dicas.

Amadas ovelhinhas, sejamos humildes. Independente da idade não sabemos tudo, temos muito a aprender até que Ele volte. Enquanto isso, peço a Deus que me dê a graça e a misericórdia de mais um dia para inspirar pelo menos mais uma pessoa a seguir Jesus.

Na foto este #TBT maravilhoso na Conferência #ThanksGod recebidos maravilhosamente pelo @prpedrodaniel – fui tão impactada nesse dia. Chorei tanto que tive dificuldades para palestrar por causa da palavra anterior. E se o Senhor te chamar agora? Você está pronto?

📷 Lucas Marcílio – @lucasfotografo

Leia mais

LIVRO DA SEMANA (genial): O que é um DEVOCIONAL?

Bem, quando me converti há 16 anos logo aprendi que era importante separar um tempo todos os dias para aprender um pouco mais sobre quem Deus é. Isso se chama devocional. Esse tempo diário que passo com Ele me fez ser quem sou hoje.

Tem gente que precisa de quartinho, de música, de silêncio, de tapetinho (eu gosto), mas, de tudo, sou fora da curva, leio Bíblia em qualquer lugar. Começo a ler e me desligo do que está à minha volta.

Naquela época, 2003, na maioria das vezes, tínhamos que comprar devocionais, não eram tão acessíveis como são hoje por toda a Internet. Lógico que é importante conhecer bem a fonte. Também tem ótimos devocionais no APP da Bíblia YouVersion (amo!!!).

🙅🏻‍♀️👊🏻 Mas, parei por 40 dias para fazer um devocional diferente #40diasComosVingadores – manos e manas, para quem se liga na questão da cultura, como eu, vai amar. Cada dia é uma reflexão sobre a trajetória de um dos personagens de #Avengers – em seguida, um panorama bíblico com outros heróis da fé que nos ensinaram coisas semelhantes à luz da Palavra. É lindo de ler.

O devocional foi escrito pelo pastor e doutor Eduardo Medeiros do @parabolasgeek – Pessoa que super admiro, em parceria, com a editora @editoracemporcentocristao 👊🏻 A cada dia eu penso, nossa, essa foi a melhor reflexão. E no outro dia vem outro personagem e penso a mesma coisa. Só melhora.

Hoje mesmo eu li sobre a história do Thor, um cara que tinha tudo e de repente perdeu tudooooo! Te lembra alguém na Bíblia?

Vou deixar a dica para quem curte cultura pop, para quem gosta desse universo,
como eu e meu esposo Renato, para que tenham um material escrito por um cara cristão e totalmente contemporâneo em sua linguagem e estilo. Sem falar na linda diagramação e nas páginas mais que coloridas. Sem brincadeira. Dá vontade de comprar aqueles quadros/caixa de vidro que você abre, lê, depois guarda de novo.

Parabéns Eduardo, Sinval e Lu. Vocês estão fazendo história e eu admiro muito isso!

* Isso não é um publipost.

Leia mais

Como melhorar o sistema de Fotos da sua igreja?

Vamos falar a real? Cada IGREJA tem uma realidade. Algumas com super fotógrafos, equipamentos e escala de voluntários.

But, a grande maioria que tenho encontrado são de “eu” quipes que se desdobram para fazer foto, tratar, escrever legendar e postar. Tudo na HORA.

Sem falar nos 197 aplicativos para fotos e vídeos que você tem baixado no celular porque alguém indicou e não tem a menor ideia do que fazer com eles.

Então minhas ovelhinhas no Instagram, venho com orientações BÁSICAS para fotógrafos iniciantes (lembre de variar pauta de imagens toda semana para não ficar tudo igual):
– Fotos de boas-vindas
– Dos diáconos servindo água ou orientando
– Foto do folheto da igreja e principalmente de alguém lendo o boletim
– Foto do louvor (1 mais geral)
– Foto de algum momento especial (consagração/homenagem)
– Foto do preletor
– Foto da decisão sem expor o rosto das pessoas, mais ângulo aberto
– Foto da consolidação

>> TRATAMENTO DE FOTOS: Para quem for tratar fotos existem 3 recursos essenciais no PRÓPRIO Instagram que ajudam muito:
1) Ao invés de clicar em Filtros, clica em EDITAR⠀
2) Role a tela até o item: Nitidez – melhora o foco da foto.
3) Vá até Brilho: acerte o brilho da foto.
4) Vá até Contraste e acerte o contraste da foto.

Geralmente estes recursos já resolvem uma cobertura comum de culto. Mas, existem vários outros lá que podem ser testados conforme a foto.

A regra é: vamos fazer o melhor com o que temos em mãos, amém?

Compartilhe este post com alguém!

Como diz Estêvão Soares: “O básico bem feito é o avançado!” (Esse pensamento tem mudado minha vida)⠀
Deus abençoe!

Leia mais