youPIX 2014 – passeando pelo universo da Internet

Pela primeira vez participei do youPIX, sendo o youPIX Biz (voltado para negócios), no dia 17 e do youPIX Festival em 18 e 19 de julho, na Bienal, em São Paulo/SP.  Foi incrível assistir palestras, debates, conhecer gente nova, reencontrar amigos e testar produtos incríveis como o Google Glass, o Óculos Rift e o notebook HP Pavilion x360.

Assim como o próprio site youPIX, a programação tem temas para todos os gostos e estilos. Como minha área é mais produção, gestão e curadoria de conteúdo, foquei mais nessa linha de palestras. Imagino que tenham vários blogs e sites postando resumos do evento, mas decidi fazer um post um pouco mais realista.

Apesar de ter curtido bastante o evento, identifiquei alguns pontos que precisam ser analisados – para não ser a chata, encontrei mais gente falando sobre os temas abaixo nas redes sociais pela tag #youPIX – pela organização:
– Água. Na Bienal não tinha NENHUM lugar para beber água, nenhum bebedouro e nem mesmo barraquinhas comercializando água. Como assim a Skol patrocinou cerveja de graça, mas o evento não tinha água potável? Na quinta no youPIX Biz não tinha nem mesmo alimentos à venda. Fui salva por uma amiga que tinha barras de cereais. Sobre a água, sem solução.
– Banheiro. Em uma rápida busca antes de publicar este post, não encontrei o número de participantes do youPIX 2014. Mas, vivi na prática a experiência das enormes filas no banheiro feminino por ter apenas três disponíveis para as mulheres. Em todas as vezes fiquei mais do que 30 minutos na fila. Perdi duas palestras legais por causa disso. Apesar da ação super bacana da Vivo – sinceramente gostei – nos banheiros que faziam deles um estúdio de rádio, tocando músicas da parceria da Vivo Música + Napster (ver tag #botapratocar).
– Ambiente das palestras. Em cada um dos palcos (com exceção do Palcão) estavam alguns pufs e cadeiras móveis de papelão para se sentar. Até aí, tudo ok, mas a questão principal é que eram bem poucos lugares para sentar. Senti falta de conforto no ambiente das palestras. Vi muita gente desistindo de assistir a programação nos palcos por falta de espaço. Mesmo que as pessoas se sentassem no chão, não dava para ouvir direito. Estou falando, porque passei por isso em palcos diferentes.
– Gravação de palestras. Como profissional de Comunicação sei que não é nada fácil gravar várias palestras ao vivo. Demanda profissionais e investimento em equipamentos. Mas seria tão bacana saber que tudo está sendo gravado e depois disponibilizado no YouTube. Vi muita palestra bacana, conteúdo legal, mas infelizmente, não foi gravado.
– Tomadas. Essa sem dúvida deve ser a primeira reclamação de quem participou dos três dias como participei. Tem coisa pior do que ficar sem bateria no celular em um evento de tecnologia? Amo estar em palestras e ir compartilhando as frases e referências do evento, usar a tag e tudo mais. Infelizmente, no youPIX consegui fazer no máximo seis tweets diretamente do evento. Fiquei desanimada de postar depois, perde a graça. Haviam dois pontos para carregamento de celular. Um do Bradesco, com seis tomadas disponíveis (acho que era isso) e um outro da MTV (acho que também eram seis lugares para carregar celular). Tenso, implorar para o pessoal do stand do Sebrae para usar uma tomada deles.
– Internet/Wifi. Sei que nem na Campus Party eles conseguem fornecer um sinal wifi decente. Mas, porque não combinar com os patrocinadores que forneçam wifi em seus stands para os visitantes do momento, sei lá, alguma ação que possibilite alguma Internet (poxa, vocês são o youPIX!). A questão da Internet não era apenas ter um 3G. Tenho um ótimo da Vivo que funcionou até quando estive em Porto Velho (RO), mas que dentro da Bienal não funcionou por nada. Parece até que lá tem alguma coisa que bloqueia sinal 3G.

O youPIX é um dos maiores eventos no Brasil relacionada ao conteúdo web. E como disse, amei estar lá e o conteúdo das palestras que assisti. Fantástico ver o Marcel da Prefeitura de Curitiba, nossa queridinha nas redes sociais, o Bruno que trabalhou nas redes do Messi, e outras preciosidades. Mas, acho que dá para ser melhor. Então, melhorem!

Acredito que o youPIX está merecendo um lugar maior e que mais patrocinadores e parceiros invistam nesta iniciativa sensacional. Parabéns aos organizadores pelo sucesso do evento. E é este sucesso, a credibilidade da Bia Granja à frente deste trabalho e de todos os voluntários envolvidos que fazem do youPIX um lugar cheio e repleto de gente apaixonada por esta marca!

Dê uma olhada no que rolou pelo youPIX 2014, clique aqui.