Use hashtags, use hashtags!

O título de hoje faz alusão ao comercial dos anos 80 que usa repetição de palavras para reforçar uma ideia. E é exatamente este o meu objetivo, te mostrar como o uso de hashtags no Instagram é essencial para aumentar o alcance de suas publicações.

Se tem uma coisa que dói no coração é observar bons posts no Instagram que não usam hashtags ou que usam de maneira errada. Se você tem um perfil nesta rede social provavelmente espera que sua mensagem seja vista por muita gente. Mas, é aí que tem uma galera errando nisso.

As hashtags são uma das melhores maneiras de aumentar o alcance de suas publicações no Instagram. O famoso símbolo # (sustenido, também conhecido como jogo da velha) + uma palavra representa o assunto a que se refere o #post. A ideia é que as pessoas cliquem nas hashtags e encontrem outras pessoas que estão publicando sobre este mesmo tema.

Então, separei 10 dicas para você usar melhor esta funcionalidade já atualizando informações das mudanças no Instagram em 2018:

  1. Use hashtags específicas: usar hashtags específicas, são aquelas que você criou e que tem a ver com o seu evento, sua marca, seu culto, sua divulgação. Por exemplo: #LojasABC (que seria de uma marca), #cultoUP (uma reunião), #conferênciaAviva (que seria de um evento).
  2. Use hashtags gerais: use hashtags que outras pessoas também estão usando. Não genéricas demais como #amor #love (já viu quantos posts existem no Instagram com estas tags? Se digitar na busca você vê uma prévia numérica). Mas, use tags que vão expressar melhor sobre o que você postou. Ex.: #literatura – prefira segmentar um pouco mais: #literaturacristã #literaturanacional. Pense em como as pessoas pesquisam no Instagram e quais palavras vai usar que atrairá as pessoas certas. Isso tem tudo a ver com o público-alvo que pretende alcançar.
  3. Siga hashtags: o Instagram possui a função de seguir hashtags que aparecerão no seu feed. A ideia é sempre observar quais outras hashtags as pessoas estão utilizando com aquele assunto. Assim, atrairá mais gente para suas postagens e seu perfil.
  4. Não use hashtags que não tenham a ver com a sua publicação. Se você vai divulgar uma conferência, não coloque hashtags que não sejam sobre eventos. Há quem usa hashtags que estão em “alta” para atrair visitas no perfil. Mas, o algoritmo do Instagram percebe negativamente pessoas que vão até você por elas, mas, que saem rapidamente do seu perfil. Inclusive, existe uma opção em que as pessoas podem negativar o uso de sua hashtag. Cuidado.
  5. Use 5 hashtags por post na legenda e não nos comentários (tags nos comentários não irão aparecer nas buscas). É sabido que o Instagram permite o uso de até 30 hashtags, mas, com as alterações do algoritmo, a boa prática agora é utilizar no máximo 5 hashtags por post.
  6. Evite repetir hashtags em todos os posts. Use a criatividade e sabedoria para usar tags variadas e atrativas.
  7. Não altere a legenda do seu post. A indicação agora é não mexer na legenda do post antes de 24h, isso pode prejudicar o alcance da sua publicação.
  8. Use geolocalização quando for possível (e seguro!). Apesar de não ser uma hashtag, quando você geolocaliza a sua foto atrai para seu perfil pessoas que estão naquela localidade ou próximo à você. Se está divulgando algo de uma empresa, marca, evento pode ser interessante divulgar com o post geolocalizado.
  9. A Conta Comercial no Instagram tem uma opção muito legal que é analisar os dados das fotos (se o seu Instagram é um perfil comum não terá esta opção). Para quem usa em Português abaixo de cada post tem a opção “ver informações”. Ali você encontrará dados muito importantes sobre alcance e interações com sua postagem. Saber analisar dados vai te ajudar a produzir melhores conteúdos para o Instagram de sua igreja e ministério.
  10. Use hashtags nos Stories. As buscas do Insta estão tagueando os Stories. Então, vez o outro, teste usar hashtag lá para analisar o alcance e ver se vale a pena para você!

Abaixo, o analytics de um post do meu perfil.