Resenha da Elis: Marketing 4.0 – Kotler

Livro da semana: Marketing 4.0 – do tradicional ao digital. Autores: Kotler, Kartajaya e Setiawan. Editora: Sextante.

Se trabalha nas áreas de comunicação, mídia, marketing ou tem interesse na área, você PRECISA ler este livro.

Quando estudei Jornalismo uma das deficiências da grade do curso é que não tinha nenhuma matéria sobre Marketing! Foi na pós que “conheci” Kotler e toda sua representatividade para o Marketing mundial.

No início do ano passado li e fiquei impactada com a abordagem do livro que nos leva a pensar nas pessoas não como meros clientes/público. Mas, a analisar comportamentos e tendências.

Este livro trata claramente as mudanças entre Marketing 1.0 (centrado no produto), Marketing 2.0 (com foco no consumidor), Marketing 3.0 (centrado no ser humano) e agora o que os especialistas chamam de Marketing 4.0 (centrado nos caminhos do consumidor na economia digital). Ou seja, a era das experiências.

O papel do profissional de Marketing, segundo o livro, é guiar as pessoas em sua jornada (on/off). Fala-se também sobre onicanal, marketing de conteúdo, CRM Social entre outros pontos muito importantes.

O Marketing 4.0 é aquele que tira suspiros de quem vive a experiência. É o que o livro chama de “UAU”. Será que nós temos conseguido gerar boas experiências, memórias e interações com nossas ações de Marketing?

Leia o livro. Vale a pena tanto para quem já é fera no assunto, quanto para quem está chegando na área. E você? Tem lido o quê?