Quem é Elis Amâncio?

Depois de quase 12 anos de blog, hoje senti a necessidade de escrever um pouco sobre minha trajetória após ouvir vários áudios que recebi em minha Lista de Transmissão – Dicas da Elis no WhatsApp. Percebi que as pessoas podem ter alguma ilusão sobre quem eu sou. Apesar de AMAR a Mulher Maravilha, não sou uma, tenho família, casa, estudo, trabalho como todas as pessoas. Talvez, com um pouco mais de dedicação. Inclusive, se você ainda não faz parte da lista, é só enviar “sim” para (31) 9 9502-1305 que te incluiremos lá.

Meu nome é Elisandra, sou conhecida como Elis. Tenho hoje 39 anos e há 16 entreguei minha vida para Jesus, na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte/MG. Sou casada com o Renato e mãe da Sarah. Me formei em Jornalismo, fiz uma pós em Comunicação Digital e Mídias Sociais, na Una, em BH, que não conclui por causa de 5 matérias e estou cursando uma pós em Marketing Digital pela PUC Minas. Atualmente, eu e minha família congregamos na Lagoinha Mineirão, do pastor Pipe, em Belo Horizonte/MG.

Desde que a Internet chegou ao Brasil fui uma das privilegiadas a ter acesso à ela. Não por ter condições financeiras, mas, por ter começado a trabalhar fora muito cedo, tive acesso nas empresas por onde passei. Antes mesmo de me formar em jornalismo me voluntariei para ajudar a Comunicação da Mocidade Lagoinha (que virou Juventude Lagoinha e agora é Legacy Lagoinha rs). Na época o pastor Márcio Valadão por conhecer minha história me incentivou a caminhar com os pastores Felippe e Mariana Valadão.

Em 2008 o Orkut estava em alta no Brasil e também os blogs. Criei o blog da Mocidade onde publicava os resumos das pregações dos cultos de sábado. E com uma câmera HP com 1.3mb tirava fotos dos cultos e publicava semanalmente neste blog. A ideia era abençoar pessoas que não poderiam estar nos cultos ou assistir as transmissões pela Rede Super. De 2008 para cá tenho trabalhado com comunicação focada principalmente no público cristão evangélico (o que alguns chamam de “gospel”).

Trabalhei como jornalista na redação do Lagoinha.com, Atos Hoje, Show Gospel e muitas outras publicações. Tem no meu Linkedin inclusive. Também trabalhei muito tempo como Assessora de Imprensa/Comunicação de diversos cantores como André Valadão, Mariana Valadão, Diante do Trono, Thalles, Nívea Soares, e também para algumas gravadoras como Sony Music, Graça Music, UMCG, entre outros.

Mas, nestes anos todos o que fez meu coração acelerar foram as experiências em compartilhar a Palavra de Deus por meio das redes sociais. Fui estudando e me especializando cada vez mais nisso. Não por questão de diplomas, tanto que já comecei e não conclui 3 pós-graduações. Lembro que em uma delas o professor me perguntou na frente da turma por qual motivo eu estava lá, pois tudo que ele ensinava eu já conhecia. Claro, foi mais uma das pós que abandonei.

Comecei a dar aulas sobre Comunicação para Igrejas no Seminário Teológico Carisma, no Instituto Nissi de Missões, no CTMDT e em outras instituições como professora convidada e não parei mais de viajar pelo Brasil palestrando, dando treinamentos, consultorias ou mentorias a respeito de projetos digitais cristãos. Também trabalhei (e trabalho) para outros segmentos como arquitetura, educação, entretenimento, medicina, moda, tecnologia, entre outros.

De 2015 para cá decidi focar minha vida na missão de falar do uso CONSCIENTE  e EFICIENTE do meio digital e da comunicação para igrejas e ministérios principalmente. O fato de trabalhar com um nicho tão específico desde 2007 tem me aberto portas para palestrar e falar sobre a comunicação segmentada em diversos eventos e faculdades, como o próprio Social Media Week São Paulo, já por 3 anos.

Um dos meus maiores desafios é o fato das igrejas, lideranças não investirem ou não terem como investir na área multimídia das igrejas. Muitas vezes é dispendioso custear minha ida para um treinamento. Como eu mantenho este blog no ar há quase 12 anos, venho compartilhando quase todas as semanas dicas práticas que podem auxiliar o dia a dia das igrejas e ministérios para desenvolverem uma comunicação melhor. Desde a como criar um plano de comunicação, a dicas de melhorias e aplicativos para uso no Instagram.

Um outro desafio que vejo hoje é tornar os cristãos da área de mídia mais analíticos em suas tomadas de decisões estratégicas na comunicação das igrejas. Aprender a interpretar gráficos e dados, observar que determinadas ações são eficientes em uma igreja, mas, não será em outra. E mesmo, ser realista quanto ao contexto digital da cidade onde a pessoa/igreja está situada.

Agora, resumindo… hoje, eu e Renato trabalhamos juntos nesta missão VOLUNTÁRIA de equipar igrejas por estes meios:
– Blog da Elis: onde compartilho as dicas em forma de texto
– Redes Sociais da Elis: onde coloco dicas práticas mais cotidianas, dicas de livros, vídeos, ferramentas.
– Lista de Transmissão no WhatsApp: onde enviamos dicas 1 vez por semana (hoje são cerca de 1.200 pessoas recebendo estas mensagens).
– Grupo no Facebook Mídias Sociais na Igreja: onde compartilhamos e tiramos dúvidas de cerca de 2300 pessoas.
– E-book gratuito Mídias Sociais na Igreja, disponível desde 2016 neste link: www.elisamancio.com.br/ebook
– E-book devocional gratuito Comunicando o Reino: http://bit.ly/comunicandoreino
– Estamos engatinhando para voltar o canal no YouTube. E também outras frentes como podcasts, novos livros e projetos que ainda não podemos publicar sobre eles, mas, que estão em andamento.

Nem sempre conseguimos responder todos com rapidez e eficiência, pois, além disso, precisamos trabalhar para nosso sustento. Por isso incentivamos que todos estudem os materiais enviados, gaste tempo investindo no seu conhecimento e crescimento pessoal. Tanto técnico, quanto espiritual!

Na parte profissional, para prover nossos sustento, hoje prestamos os seguintes serviços:
– Palestras e treinamentos para o setor corporativo em Mídias Sociais
– Consultorias de Comunicação Digital
– Mentorias em projetos digitais
– Produção de conteúdo (em texto)
– Fotos em eventos (Renato)
– Venda do livro impresso Mídias Sociais na Igreja que de agora em diante, será distribuído por uma editora.

Nós amamos o que fazemos, pois, não fazemos para nós, mas, em prol do Reino de Deus. Então, incentivamos você a ir além. Estude, pesquise, pratique, motive pessoas, não fique parado. Deus tem muito mais para a sua vida. E olha, além de tudo isso que eu e Renato fazemos juntos, nós somos pais, temos casa para cuidar, contas para administrar, saúde para cuidar e uma vida para viver. Lembre sempre de orar por nós.

No amor de Jesus,

Elis Amâncio.

Quer me conhecer um pouco mais? Me siga em minhas redes sociais! Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter e YouTube.

 

P.s.: Se você leu este depoimento e deseja nos ajudar de alguma forma, faça contato: (31) 9 9502-1305 ou contato@elisamancio.com.br. Deus abençoe!