O que faz a área de Comunicação da sua igreja?

No último dia 5 participei do 1º Encontro de Profissionais de Imprensa Cristã de BH. No público do evento estavam tanto profissionais de mídia, como responsáveis pela comunicação de diversas igrejas.

Em um momento, um dos palestrantes perguntou ao público se eles atuavam como assessores de imprensa, para fazer uma paralelo de como a mídia e os assessores se portam. E a minha surpresa foi quando apenas uma pessoa levantou a mão. Eu sabia que tinham várias igrejas com profissionais de comunicação que atuam, também, como assessores de imprensa quando são demandados pela mídia ou quando precisam noticiar algo. Mas, eles não tinha ciência de que também atuam como assessores.

Isso me despertou um leve incômodo. Muita gente trabalha ou se voluntaria para a Comunicação das igrejas pensando que vão cuidar apenas de postagens em redes sociais, da equipe multimídia, do boletim ou da identificação local. Mas, a Comunicação vai muito além disso. Independente do tamanho e da estrutura da igreja.

No caso da Assessoria de Imprensa ela é muito importante para que a igreja informa aos veículos de imprensa da região, da cidade, dependendo do alcance do evento, e do estado sobre a programação. Além deste contato ativo de manter a mídia informada, também é comum a igreja se procurada para falar de assuntos relacionados e defendidos pelo cristão. Então, se sua igreja ainda não tem alguém capacitado para o atendimento à imprensa, sugiro que invista em estudos, pesquisas e treinamento sobre o assunto. No YouTube existe uma gama de vídeos muito grande com palestras e aulas falando do trabalho do Assessor de Imprensa. O Google também realiza treinamento para jornalistas on-line que pode auxiliar o News Lab.

Se em sua igreja você é a única pessoa voluntária nesta área – e eu sei, tem muita gente nesta situação – sugiro ler um artigo que escrevi sobre voluntários na igreja, mas, também te incentivo a criar uma rotina na ferramenta Trello (eu uso a versão gratuita) ou mesmo, pelo Google Calendar. Com ela você pode criar sua rotina mensal e enviar uma nota para a imprensa pelo menos uma vez por mês, informando das atividades locais do ministério.

Em muitas das igrejas onde já trabalhei ou prestei consultoria a Comunicação geralmente faz:
– Institucional da igreja (produzir release, fotos, vídeos e materiais institucionais).
– Identificação da igreja (sinalização de ambientes), banners.
– Multimídia (equipes de vídeo/áudio/design/projeção).
– Comunicação (site, blog, jornal, redes sociais, assessoria de imprensa, comunicação interna, comunicação externa, publicidade, marketing, listas de transmissão no whatsapp).
– Treinamento (organização de treinamentos para diversos setores, apostilas, livros, produção de material gráfico, impressão)
– Eventos (agenda, programação, planejamento, divulgação).
– Todo suporte para que haja uma boa comunicação entre todos os ministérios, lideranças e membresia.

Quais áreas a comunicação de sua igreja tem cuidado? Tem mais alguma não mencionada aqui? Deixe nos comentários!

P.s.: Quer levar uma palestra ou treinamento de Mídias Sociais e Comunicação para igrejas na sua cidade? Entre em contato conosco: contato@elisamancio.com.br – realizo estes treinamentos gratuitamente em igrejas. Entre em contato para saber mais: contato@elisamancio.com.br ou (31) 9 9502-1305.