O que é Assessoria de Imprensa? – Parte 2 – O perfil profissional

O perfil do Assessor de Imprensa

Por Elisandra Amâncio*

Não há como falar sobre Assessoria de Imprensa sem detalhar o perfil do profissional que trabalha nessa área, o Assessor de Imprensa. No Brasil existe uma certa discussão sobre quem é o assessor de imprensa ideal, mas a realidade é que essa função é muito bem exercida tanto por Relações Públicas quanto por Jornalistas.

O Assessor de Imprensa atende a mídia em tudo o que ela necessita em relação a uma instituição/assessorado, desde fotos, entrevistas, presskit, coletivas de imprensa etc. Cabe ao Assessor de Imprensa ter uma boa lista de contatos (mailing list), construindo relacionamentos com a mídia (televisão, rádio, revistas, jornais, sites, blogs, etc.), enviando sugestões de pauta (matérias), identificando os melhores dias e horários para enviar a notícia e atender a imprensa com a maior agilidade possível.

Sem dúvidas, um bom assessor de imprensa deve conhecer a rotina dos principais veículos de comunicação com quem mantém contato. Deve saber e respeitar sobre os melhores dias e horários para enviar uma informação, e até mesmo, o horário adequado para ligar em uma redação, o famoso “follow up” e até mesmo, se realmente deve ligar.

Do ponto de vista ético, o Assessor de Imprensa não envia ou negocia “jabás” com a mídia, nem mesmo insiste na publicação de notícias de seu cliente por troca de favores. Lembrando que a Assessoria de Imprensa parte do princípio de gerar mídia espontânea (veiculação de notícias) pela relevância ou exclusividade da informação. Um dos princípios da Assessoria de Imprensa é a transparência. Se o Assessor de Imprensa não for ético, ágil e transparente o assessorado corre o risco de transmitir uma imagem inadequada para a mídia. A imagem do assessor está diretamente ligada ao seu assessorado e vice-versa.

O Assessor de Imprensa formado em relações públicas trás em sua formação (Comunicação Social – Relações Públicas) técnicas diferenciadas de relacionamento, planejamento, pesquisa e implementação de projetos, enquanto o jornalista (Comunicação Social – Jornalismo) tem em sua grade curricular disciplinas que aprofundam também os trabalhos de Assessoria de Imprensa, relacionamento, técnicas textuais, bem como a Comunicação Integrada. É cada vez mais comum que nas instituições a antiga função do Assessor de Imprensa seja conhecida como Assessor de Comunicação. Função esta que engloba mais atividades além do relacionamento com a mídia, também com os divertos públicos (stakeholders), públicos interno e externo, Comunicação Empresarial, Mídias Sociais, Marketing, Publicidade entre outras atividades.

Tenho vários colegas Assessores de Imprensa formados em Relações Públicas e Jornalismo. Não entro no mérito da discussão de qual deles “deveria” atuar como assessor, mas acredito que ambos são plenamente capazes de exercer essa atividade e suas habilidades se completam. Como jornalista, confesso que minha experiência nas redações de jornalismo (rádio, jornal e Internet) foram grandes auxiliadores no meu trabalho como assessora. Conheço os termos e técnicas jornalísticas, o sufoco do fechamento de uma edição e a correria para ir atrás de uma pauta ou de uma foto (que muitas vezes o assessor não envia em tempo hábil – acredite).

O Assessor de Imprensa além de ético e ágil deve ter bom senso para não colocar o cliente em “saia justa”. Todo convite para entrevista deve ser devidamente analisado pelo assessor e informado ao assessorado. Saber o tema da entrevista, data, horário e local, – confirmados com antecedência – e claro, em caso de cancelamento avisar imediatamente a produção do programa.

Outra habilidade do Assessor de Imprensa, além de sugerir pautas e atender a mídia em casos pontuais, é importante na organização de coletivas de imprensa e também na organização de credenciamento da mídia em eventos. No último ano tive oportunidade em trabalhar na assessoria de imprensa da gravação de três CDS/DVDs ao vivo – Mariana Valadão (Vai Brilhar), Thalles Roberto (Uma História Escrita pelo dedo de Deus) e André Valadão (Aliança). Tudo é pensado, planejado e realizado, desde a logística, ações permitidas para a imprensa durante o evento, critérios de credenciamento, transmissão online que é a cobertura jornalística do evento – seleção de equipe e ações – texto, fotos, vídeo, redes sociais – que serão desenvolvidas para este tipo de trabalho.

A credibilidade do Assessor de Imprensa é construída com o tempo, com responsabilidade e seriedade. Esta característica interfere diretamente no trabalho desenvolvido para o assessorado. Se o Assessor de Imprensa é bem visto pela mídia terá mais oportunidades para apresentar seu assessorado e colocá-lo em pauta. Enquanto trabalhei em alguns veículos de Comunicação já vi editores barrarem notícias vindas de assessoria de imprensa por causa do Assessor de Imprensa “mal-humorado”, “chato” (aquele que liga toda hora na redação – exigindo a publicação da pauta), “enrolado”, “que nunca atende” ou que “nunca responde”.

Falar do Assessor de Imprensa não é tão fácil quanto parece. Mas deixo aberto para você, internauta do SuperGospel, comentar sobre suas impressões dessa área, se é assessor sobre suas experiência e outros pontos que poderemos abordar nos próximos textos sobre Assessoria de Imprensa.

No site da ABRACOM (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) existe um artigo antigo e interessante falando sobre o Assessor de Imprensa. Deixo como “dever de casa” para vocês. Acesse aqui:http://www.abracom.org.br/descricao.asp?id=1096

Até a próxima semana!

*Elisandra Amâncio
Jornalista Profissional, assessora de imprensa e webwriter. Trabalha há quatro anos como assessora de imprensa de diversos nomes da música gospel nacional. É vencedora do 1º Concurso Cultural de Inteligência Digital (dez/2011) na categoria “Desenvolver” com o artigo “Gospel Digital”.
Site: www.elisamancio.com.br
Twitter: @elis_amancio

Fonte: Supergospel

Artigo publicado originalmente em 24/01/2012 – Super Gospel
O que é Assessoria de Imprensa – Parte 2 – O perfil profissional: http://bit.ly/1I50kUC