O que é Assessoria de Imprensa? – parte 1 – apresentação [Dica]

Nesta nova série especial, o SuperGospel aborda os vários âmbitos do serviço, ações, possibilidades e os perfis do profissional que exerce a função de Assessoria de Imprensa.

Os textos, que serão publicados durante 4 (quatro) semanas, são de autoria de Elisandra Amâncio, jornalista profissional, assessora de imprensa e webwriter de nomes como Andre Valadão e DiscoPraise, entre outros.

Confira abaixo a apresentação desta série inédita e exclusiva.

O que é Assessoria de Imprensa? – parte 1

Por Elisandra Amâncio

Quando a equipe do SuperGospel me convidou para falar sobre Assessoria de Imprensa, vi a possibilidade de responder a perguntas que muitos gostariam de fazer.

Entre tantos questionamentos, o mais comum deles é saber o que é “Assessoria de Imprensa”?

Por mais óbvio que possa parecer, não é tão comum encontrar pessoas que saibam responder com prontidão.

Principalmente porque, nos dias atuais, o assessor de imprensa não lida somente com o relacionamento com a mídia, mas também atua como grande auxiliador nas questões de Comunicação Digital (como sites, blogs e redes sociais).

Assessoria de Imprensa é o serviço prestado na área da Comunicação para instituições (públicas e privadas), personalidades, músicos, escritores, etc.

O objetivo é criar ou melhorar o fluxo de informações entre o assessorado e a mídia (rádio, televisão, jornais, revistas, sites, blogs, etc.).

Para entender melhor, a Publicidade trabalha com espaços comprados onde se veicula aquilo que deseja ao público final, enquanto a Assessoria de Imprensa trabalha na tentativa de conseguir espaço noticioso na imprensa, a chamada “mídia espontânea”.

A notícia é publicada pela relevância do assunto que é o espaço noticioso (não pago).

O Assessor de Imprensa organiza as informações de seu assessorado por meio de press release/sugestão de pauta, press kit e outras ações específicas com o objetivo de levar a informação sobre seu assessorado e desperte interesse na Imprensa em publicar sobre este determinado assunto.

Vamos falar um pouco sobre essas ações e outros pontos da Assessoria de Imprensa em novos textos nas próximas semanas.

Os resultados de uma Assessoria de Imprensa geralmente são medidos a médio e longo prazo, o que algumas vezes desanima quem investe nesse tipo de serviço.
Entretanto, historicamente, o trabalho de assessoria tem agregado valor às marcas, personalidades e instituições que atendem a mídia e oferecem conteúdo de qualidade.

A Assessoria de Imprensa melhora – algumas vezes, cria – um relacionamento de confiança entre a mídia e o assessorado.

O Assessor busca estreitar este laço e tornar seu assessorado acessível e disposto a atender a imprensa com agilidade, credibilidade e transparência.

E pensando nesta atividade no segmento em que atuo profissionalmente, que é o Cristão/Gospel/Cultura, vejo o quanto temos avançado – e temos muito a melhorar ainda – nas formas e meios de levar nossa mensagem, nossa crença em Jesus como Senhor e Salvador usufruindo de todas as ferramentas que nossa geração dispõe nas mãos.

Até a próxima semana!

Elisandra Amâncio
Jornalista Profissional, assessora de imprensa e webwriter. Trabalha há quatro anos como assessora de imprensa de diversos nomes da música gospel nacional. É vencedora do 1º Concurso Cultural de Inteligência Digital (dez/2011) na categoria “Desenvolver” com o artigo “Gospel Digital”.
Site: www.elisamancio.com.br
Twitter: @elis_amancio

Foto: Reprodução da Internet

Fonte: Supergospel

Artigo publicado originalmente em 17/01/2012 – Super Gospel
Série: O que é Assessoria de Imprensa – Parte 1 – Apresentação: http://bit.ly/1zGjkHI