Como usar o Instagram TV para minha igreja ou ministério?

E não é que o Instagram apareceu com mais uma novidade? Ontem o co-fundador e CEO da marca, Kevin Systrom, apresentou o IGTV ou como muitos estão dizendo, Instagram TV.  A matéria que mais gostei sobre o assunto foi a do TechTudo
Nestas primeiras 24 horas da ferramenta em funcionamento percebi que o pessoal está apenas republicando conteúdos de outros canais para o IGTV. Será que isso é uma boa estratégia? Entendo que é o momento do pessoal testar conteúdos, entender como funciona ou no popular “qual é que é?”
Eu já criei o meu canal lá na rede que é o @elis_amancio – depois assiste lá!
A princípio o Instagram TV possibilita que você grave e publique vídeos de até 10 minutos, para contas verificadas eles já estão liberando 1 hora de vídeo. Ao que parece eles estão tentando concorrer diretamente com o YouTube e com a TV tradicional.
 
Ao criar uma conta dentro do APP IGTV você automaticamente leva seus seguidores do Instagram e quem você segue pra lá.
Não é apenas um Stories estendido, mas, uma oportunidade de levar conteúdo relevante e diferente para os seguidores. Pensa só, o Instagram acaba de bater 1 bilhão de usuários no mundo. Já imaginaram quanta gente está on-line produzindo e consumindo conteúdo? É gente demais, muita informação! E como se destacar diante de tanta gente postando?
 
Penso que como igreja, ministérios, profissionais de comunicação e estrategistas do Reino de Deus precisamos entender que o IGTV é uma nova plataforma, um formato diferente para se produzir e comunicar através dos vídeos.
 
Já vi vários ministérios e igrejas publicando vídeos curtos de cultos/reuniões. Penso que precisamos ir além.
 
O IGTV pode ser um canal para publicar:
– Devocionais/mensagens mais curtas em vídeo com pastores e líderes da igreja/ministério (quem sabe as gravações em vídeo para o YouTube já não possam ser filmadas pensando em editar para o IGTV?)
– Fazer um bate-papo sobre temas relevantes e atuais e publicar no canal
– Mostrar aquilo que não é mostrado em outros canais

– Inovar é preciso!

 

Dois pontos a se considerar:
– Positivo: O IG TV já leva todos os seus seguidores para esta rede, ou seja, quem te segue no Instagram automaticamente vai te seguir no IG TV.
– Negativo: O APP pode não “pegar”. Mas, como diz o ditado, quem sai na frente bebe água limpa. Então, bora testar?
Baixe o aplicativo, teste a ferramenta e entenda como ela pode se diferenciar na Comunicação da sua igreja ou ministério! O nosso maior desafio mesmo é inovar, SER RELEVANTE e usar a plataforma em sua plenitude, POR FAVOR, não apenas replique conteúdo sem pensar!O que vocês acham?

P.s.: Se eu posso deixar uma dica a mais sobre navegabilidade, o segredo para você encontrar conteúdos e as pessoas que você segue é só clicar sempre no ícone “explorar”. Ele é a chave. =)