Como treinar voluntários para a sua igreja?

Uma dúvida comum, mas, de fácil explicação. Já ouviu falar em Copy? É um sistema em que você cria o processo passo a passo de um projeto, atividade, tarefa e que facilita reproduzir o trabalho para novos membros que chegam à equipe.

O ideal é que no Google Drive de sua igreja tenha um Copy para cada área da Comunicação/Mídia, pois, assim, na ausência de algum líder, neste arquivo estarão orientações importantes mostrando como o trabalho é feito e exemplos.

Seus documentos (Copy) podem ser disponibilizados em um arquivo simples como um doc mesmo (tipo word). Como isso funciona na prática?

Vamos supor que você seja responsável pelas Mídias Sociais da sua igreja e tenha voluntários na sua equipe. Você cria um Copy de Mídias Sociais com:
– Chegar com 30 minutos de antecedência
– Exemplos de fotos usadas nas postagens
– Exemplos de posts para Facebook, post para Instagram, etc.
– Exemplos de artes utilizadas (se há uma paleta de cores pré-definida)
– Exemplos de legendas
– Exemplos de conjunto de hashtags

Após o treinamento, quando o voluntário estiver trabalhando sozinho no culto, ele saberá onde buscar as referências para trabalhar dentro da linha editorial que sua igreja pré-definiu.

💡Exemplo 2: Se você é responsável pela equipe de fotógrafos de sua igreja, você cria um arquivo Copy (no Google Drive), compartilha com eles e apresenta como trabalham:
– Chegar pelo menos 30 minutos antes do culto
– Foto da recepção (boas-vindas)
– Fotos das pessoas louvando a Deus, adorando, cantando
– Foto do louvor (foto geral do ministério e 1 do vocalist – ou 1 de cada integrante do grupo)
– Fotos gerais da igreja
– Fotos do preletor (em pelo menos 3 ângulos diferentes, frente, lado direito, lado esquerdo).
– Se há um preset definido para tratamento das fotos.

Estamos voltando com as dicas semanais. Perdoem a ausência, mas, como sabem, desde que assumi a coordenação de mídias da Lagoinha (matriz) e Rede Super o trabalho intensificou.