Como produzir conteúdo que faz a diferença?

Produzir bons conteúdos que se diferenciem na Internet é um dos maiores desafios de quem trabalha com Mídias Sociais! Acredito que um dos diferenciais quando produzimos algo para a Internet é colocar nossa visão de mundo e nosso olhar neste material. Ou seja, dar um viés que outra pessoa pode não ter e terá a partir do seu ponto de vista.

E pensando em ajudar sua igreja e ministério nesta jornada ao criar conteúdos, é que separei uma relação de tipos e formatos que podem te ajudar na criação!

  1. Vídeo: estima-se que mais de 80% das pessoas vão consumir vídeo na Internet até 2020. Isso quer dizer que se não temos publicado e produzido vídeos para nossos canais digitais podemos estar ficando para trás. Já fiz um post com alguns aplicativos muito bons que podem te ajudar na produção pelo telefone celular. Se falar nas amadas Lives e transmissões ao vivo que tem conquistado cada vez mais pessoas.
  2. Fotos: a rede social Instagram se popularizou exatamente por este amor que as pessoas tem por fotos. E convenhamos, fotos bem feitas terão sempre o seu lugar. Capriche nos cliques. Se você ainda tiver uma câmera fotográfica vale a pena investir nos cliques.
  3. Artes/design: a criação de cards, stories, banners e cartazes são bem queridinhos de quem divulga. Mas, será que é um queridinho de quem consome conteúdo? Eu acho que não. Tenho visto especialistas de Marketing Digital defendendo a criatividade e a contação de histórias por meios mais criativos do que uma “simples” arte. Acredito que a identidade visual de um evento, culto, seminário, igreja sejam essenciais para uma boa identificação. Mas, acredito que não podemos basear uma divulgação apenas em uma arte. Pense em como poderia contar ou divulgar sobre um mesmo evento de formas diferentes? Poderiam ser uma série de vídeos, uma série de fotos de eventos anteriores, fotos de participantes que usaram a hashtag, convite dos preletores falando sobre o que pretendem abordar, enfim, são várias possibilidades.
  4. Ebook: já pensou em criar um ebook gratuito para sua igreja/ministério a partir da transcrição de um culto ou da mensagem de um pastor? Pois é, as pessoas cada vez mais consomem conteúdos diversos sobre um mesmo tema. Por que não transformar uma pregação em um material de estudo mais rico, com notas de rodapé, links e detalhes?
  5. Quiz: muita gente gosta de responder perguntas sobre um determinado tema. Você poderia criar uma série de posts para o Stories do Instagram sobre um tema bíblico, o que acha?
  6. Dicionário de termos técnicos/jargões: já pensou como poderia ser divertido criar um dicionário desmistificando alguns termos ou jargões usados pelos cristãos? Se sua igreja/ministério tem uma característica mais jovem, pode até ser usado com pitadas de humor.
  7. Guia de estudos bíblico: E que tal divulgar um guia de estudos digital para ensinar as pessoas estudarem sobre um assunto? Você poderia criar um Guia de Estudos sobre os 10 mandamentos e colocar neste arquivo – que pode ser disponibilizado em .pdf, em vídeo, como post em um blog, ou uma série de stories – curiosidades, referências, interpretações, notas de cristãos famosos sobre o tema.
  8. Listas: as pessoas amam listas. Principalmente aquelas práticas que podem auxiliar ou direcionar. Que tal fazer uma lista dos seus 10 escritores preferidos, 10 filmes, 10 temas de pregação? Ou mesmo, se for sobre um evento, quais os temas abordados nos últimos anos com um breve resumo de como foi cada tema.
  9. Podcast: se tem um tipo de conteúdo que tenho amado cada vez mais são os podcasts. Cresci ouvindo rádio, então, ouvir pessoas conversando sobre um tema é sempre muito bom. Existe um grande público que curte baixar áudios para ouvir off-line sobre temas bem específicos. Alguns que conheço: Dois dedos de teologia, Bibotalk, Oscabracast, Lagoinha Mineirão. Quem sabe você não tira seu projeto de podcast do papel?
  10. Templates: recentemente curti criar templates para meu stories em que pergunto para as pessoas o que elas fazem ou usam em determinadas atividades de Mídias Sociais. Fiquei impressionada com o retorno e a participação. As pessoas gostam de compartilhar o que usam. Depois deem uma olhada no meu Instagram, no destaque “dicas da Elis” que vocês encontrarão alguns modelos.

 

Estas são apenas algumas ideias, se você tiver outras, por favor, compartilhe aqui nos comentários ou em minhas redes sociais! Quer me convidar para uma palestra/treinamento ou consultoria? Escreva para contato@elisamancio.com.br ou (31) 9 9502-1305.