Como preparar a equipe de Comunicação da minha igreja em caso de ausência?

fazendo o planejamento em uma agendaEsta semana recebi uma mensagem bem curiosa: “Elis, como preparar minha equipe para as férias?”.

Minha resposta é TREINAMENTO ao longo do ano. Na verdade, não apenas em caso de férias, mas, nossa equipe e voluntários precisam estar prontos, aptos para assumir nossas funções no caso de qualquer ausência.

Para quem me acompanha há mais tempo aqui no blog, na lista de transmissão do WhatsApp, redes sociais ou mesmo no meu livro sabe que eu insisto no quesito, treinamento. É essencial treinar funcionários e voluntários para as funções que você exerce.

Uma sugestão que sempre faço é: faça reuniões mensais, repasse as funções de cada um. Um mês o fotógrafo palestra, no outro a equipe multimídia (vídeo/áudio/projeção), redação, redes sociais, etc.

Tenha escala de voluntários, quem sabe crie no Google Agenda e compartilhe com toda a sua equipe.  E prepare a escala para períodos de feriados e férias. Assim, a carga fica mais leve para todos.

Outro item que pode ajudar bastante, é ter um manual com as principais ações que a equipe de Comunicação/Multimídia da igreja desenvolvem.

Uma outra situação pode ser uma igreja que tenha uma equipe bem reduzida e que não dê para substituir por outras pessoas em caso de ausência. Converse com sua liderança. Acredito que poderão te direcionar a quem recorrer, de repente, alguém que não é do ministério, mas, que tenha aptidões para coletar os materiais na sua ausência e assim que alguém estiver disponível, os itens são publicados.

Tem uma brincadeira que faço em minhas palestras sobre atualização de Redes Sociais que cabe para esta situação. Já vi igrejas que publicam 30 stories no Instagram com 10 trechos de uma mesma música. Ou fotos que são publicadas sem uma legenda bem descritiva, apenas pela pressa de postar rápido. Eu brinco que ninguém vai morrer porque você postou um pouco menos nos Stories do Instagram ou demorou um pouco mais para atualizar as redes sociais. É SEMPRE melhor fazer bem feito.

Você tem dúvidas sobre isso? Ou quer colaborar? Deixe nos comentários como sua igreja se prepara para período de férias e ausências de integrantes da equipe.

 

Esses dias fiz um post sobre Planejamento de Comunicação para igrejas. Veja se te ajuda: http://bit.ly/2EqwMqN

Se quer fazer parte da nossa Lista de Transmissão no WhatsApp envie SIM por este link: http://bit.ly/simelis

Livro da Elis – Mídias Sociais na Igreja (impresso): http://bit.ly/livrodaelis

Livro da Elis na Amazon: http://bit.ly/elisnokindle

Quer fazer cursos de Marketing Digital com 15% de desconto? http://bit.ly/dicaelis

Participa da Campus Party Brasil #CPBR12 – de 12 a 17/2, em São Paulo com 10% de desconto (use o código #ELISAMANCIONACPBR12): http://bit.ly/elisamancionacpbr12

O trabalho de compartilhamento de dicas para a área de Comunicação de igrejas aqui no blog, em minhas redes sociais e no WhatApp é voluntário. Se você quiser contribuir para este ministério escreva agora para: contato@elisamancio.com.br