Como posso melhorar meu tempo gerenciando Redes Sociais?

A dica desta semana é sobre como organizar o tempo para cuidar das Redes Sociais da sua igreja e ministério. Por mais que as dicas possam ser práticas, para ser bem sucedido no meio digital é preciso investir um tempinho aprendendo, estudando.

3 grandes dificuldades para quem trabalha com Redes Sociais:

. CRIAR ARTES: Eu não sou designer (de fato, este não é o meu ministério rs). Mas, quando precisa crio algo no site canva.com que é um editor de artes on-line (tem aplicativo também, mas, não use, sério. O site á muuuuuuuuito melhor). O Canva tem muita arte pronta que basta editar, mas, também é possível construir muita coisa personalizada. Tem um post maravilhoso da Paty da Igreja Multimídia que fala sobre criar artes sem ser um designer, veja estas dicas preciosas: http://bit.ly/2x5S6cN
. GERAR CONTEÚDO: Para criação de conteúdo fiz um post recentemente no meu blog – “O que publicar nas redes da minha igreja e ministério?”: http://bit.ly/oquepublicar e tem até um outro post sobre isso: https://www.elisamancio.com.br/conteudoredessociais/

Quando falamos sobre GESTÃO DE TEMPO para cuidar das Redes Sociais precisamos seguir alguns passos básicos de PLANEJAMENTO, já falei sobre isso neste post: http://bit.ly/2bwzpaf
. ORGANIZAR O TEMPO: Que é a DICA DESTA SEMANA. Quero deixar com você dicas de ferramentas que uso para auxiliar na produção de conteúdo e otimizar meu cuidado nas Mídias Sociais. As Redes Sociais, muitas vezes, são apenas parte das tarefas que precisamos desenvolver ao longo da semana. Não dá para criar post todo dia e publicar hora. Sei que fazemos isso, mas, não é o ideal. A melhor maneira para se produzir bons conteúdos é criar uma rotina para planejamento, criação de conteúdo, agendamento e monitoramento.

Para isso, compartilho com vocês algumas ferramentas que auxiliam esta maratona.

• DIA E LOCAL: Costumo agendar conteúdos nas segundas-feiras (sugiro que escolha um dia e horário que geralmente é mais tranquilo para você).

• TRELLO: Uso o Trello para criar fluxo de trabalho, lista de pautas (assuntos) sobre os quais vou postar, salvar (colecionar) links com conteúdos importantes e inspiradores, que podem virar novos posts. Lista de eventos e datas comemorativas importantes para a igreja/ministério, lista de versículos bíblicos e por aí vai. Para te dar um exemplo mais prático, criei um quadro público no Trello. Você pode fazer parte através deste link: http://bit.ly/quadroelis – Para cada ministério que atendo tenho um quadro no Trello. Nele consigo fazer a gestão de tarefas, demandas a fazer. Nele você cria checklists personalizados, direciona para quem é a tarefa – sim é possível trabalhar em equipe nele -, e coloca o prazo de execução. Você pode usar o Trello através do site ou de aplicativo para celular. A versão gratuita do Trello me atende perfeitamente. Dê uma olhada em um post que fiz sobre isso: https://www.elisamancio.com.br/trello-como-organizar-melhor-suas-tarefas/

Mlabs: é um gerenciador de posts para redes sociais semelhante a ferramentas como Hootsuite. Uso Mlabs há quase 2 anos e tem sido um grande diferencial. Ele agenda posts para Páginas no Facebook, Instagram, Instagram Stories, Twitter, Linkedin (e páginas no Linkedin) e Pinterest. Você pode contratar uma ferramenta destas a partir de R$ 12,90 por mês para agendar e R$ 29,90 com relatório completo. Se quiser, teste grátis por 30 dias usando o código MLABSAMANCIO. No Mlabs é possível visualizar o calendário do mês e todos os agendamentos que estão nele. Isso ajuda na hora de planejar conteúdo e a programar conteúdos que faltam para completar o mês. Também tem a opção de programar o mesmo post mais de uma vez. Mas, minha sugestão é não usar esta função, o ideal é que mesmo falando mais de uma vez sobre um assunto, fazer posts diferentes, com palavras e imagens diferentes, chamam mais atenção.

Canva.com: já falei dele na parte de artes, mas, sério, crio muita coisa nele, desde apresentações, relatórios, artes e tudo mais. Acesse o site e aprenda a criar on-line Dê preferência ao site.

Unsplash e Pixabay: fotos on-line gratuitas. Existe uma infinidade de sites que oferecem fotos em alta gratuitamente. Cuidado com uso de imagens e fotos sem autorização de quem criou. Sugiro usar fotos próprias da igreja/ministério, crie suas próprias imagens ou mesmo use fotos de bancos de imagens como estes. Ajuda muito mesmo.

Bible.com: ele pertence ao youversion.com o mesmo do aplicativo de Bíblia mais usado do mundo. Se você navegar no site logado terá como salvar diversas referências, planos de estudos e devocionais. É uma fonte segura de acesso à Bíblia on-line em diversas versões e línguas diferentes.

• Caderno de anotações. Eu tenho um caderno (sim, o tradicional, bem old school) onde tenho anotados o agendamento de postagens de todos os ministérios que atualizo. Isso facilita, na falta de acesso à Internet, conferir de maneira rápida o que está ou não programado. Como disse, isso é coisa da minha geração (risos). Com o calendário do Mlabs é possível administrar isso bem, mas, ainda assim, sou apegada à ele. =)

Google e YouTube: desde que eles existem acredito que jamais passei um dia sem fazer uma pesquisa de “como fazer ALGO” neste dois sites. Sim, não fique na dúvida, e não tenha preguiça de estudar e aprender mais.

E na dúvida, envie suas dúvidas (prolixa de propósito rsrs) e sugestões em nosso grupo no Facebook: http://bit.ly/2nl1dmr