Como montar um portifólio se não tenho experiência em Comunicação?

VOCÊ ESTÁ COMEÇANDO? • É um estudante ou alguém que está adquirindo experiência agora na Comunicação ou Marketing Digital? Tenho algumas palavras para vocês.

1) Se você ainda não começou seu portifólio está na hora de conseguir seu primeiro cliente para montar um planejamento completo de Comunicação para ele. Seja por um valor inicial ou seja em alguma instituição voluntariamente. Comecei voluntariamente e isso fez toda diferença em minha caminhada.

2) Não saia de um curso, faculdade ou pós “se sentindo” o super profissional. Nenhum de nós somos. O aprendizado é constante e na maioria das vezes a teoria é mais difícil na prática.

3) Se você tem experiência, organize seu portifólio. A melhor maneira de adquirir novos clientes é apresentando o que você fez e assumir novos desafios.

4) Conheça o segmento que você atua. Faça benchmarking. E também estude mercados semelhantes.

5) Quando falamos de igrejas e ministérios, tenho feito pesquisas no Brasil e no exterior. A grande maioria não possui contratados na área de comunicação. Não se iluda quanto a isso. A maioria das igrejas contam e vão contar com voluntários. Se não consegue voluntariar alegremente, talvez isso não seja para você.

6) Algumas vezes vejo igrejas que contratam alguém para o design ou vídeo. Se eu posso te dar uma dica, invista nestas áreas além de sua formação acadêmica. Se vc é designer ou videomaker, aprenda mais sobre marketing digital.

7) Ainda não vejo igrejas fazendo grandes projetos de comunicação digital. O maior que conheço é o APP da Bíblia @youversion da @life.church que faz um trabalho primoroso ao levar a Bíblia em milhares de línguas e versões. Eles tem toda a minha admiração e respeito.

8) Já ouvi falar que feito é melhor que perfeito ou que copiar algo não é problema. Eu sou do time que devemos nos inspirar, e sim, criar algo com nossa cara, não fazendo cópias.

9) Cristãos, isso não se trata de quem tem mais seguidores, curtidas, views, arte “mais bonita, moderna, clean”. Se trata de propósito.

10) NUNCA, JAMAIS SE ESQUEÇA, TUDO ISSO É SOBRE JESUS, nada é sobre nós. Se a Comunicação de sua igreja/ministério/banda não aponta para Jesus, tem algo errado aí.

P.s.: Perdoem a ausência nos Stories e no FEED. Por conta de uma Tendinite Aguda e insistente, resolvi gastar minhas energias no meu novo trabalho e dar um tempo nas minhas redes. Tem sido bom para refletir sobre o meu futuro e o que o Senhor tem para mim. Confesso que pensei em desistir de compartilhar as dicas, pelo menos por um tempo. Afinal, tem tanta gente produzindo conteúdo na Internet. Tanta gente copiando descaradamente… Me senti desanimada mesmo. Mas, eu recebo mais msgs com dúvidas de estudantes ou de pessoas que estão começando na área. Hoje mesmo recebi um pedido de ajuda sobre como montar um portifólio sem conseguir cliente. Ovelhinhas, eu já passei por isso e achei por bem postar, não desistir. Espero que este POST ajude alguém. Jamais vou postar por postar. Se eu postar, só se for pra ajudar alguém. 🙏🏻👊🏻