Como fazer o Planejamento para minha igreja?

Como fazer o • Planejamento Anual • da comunicação da minha igreja/ministério? Este post é bem direto, pois, foi compartilhado em minha lista VIP no WhatsAPP. Inclusive, se quiser fazer parte dela é só enviar “sim” por este link aqui: http://bit.ly/simelis

Muita gente me pergunta sobre como montar um Plano de Comunicação para Igrejas, mas, a ideia aqui é trazer algumas perguntas, que precisam mesmo de respostas para que você tenha um documentos que norteie as ações da área de Comunicação/Multimídia da igreja.


– Alinhe a visão da Comunicação com o pastor/liderança: não adianta desenvolver ações aleatórias sem o alinhamento necessário com a liderança. É preciso entender como ele pensa, o que ele espera para o próximo ano e quais são os principais eventos para uma agenda coerente.

– Por que vocês usam a comunicação? Muita gente não sabe responder esta pergunta. Mas, é essencial saber qual é o objetivo de vocês estarem na Internet como igreja? Evangelizar? Divulgar cultos e eventos? Ser uma palavra de alento ao desesperado? Fazer campanhas (campanha contra o suicídio, aborto, câncer de mama, câncer de próstata e por aí vai)? É preciso ter muito claro, por que vocês usam a comunicação. Isso irá servir como bússola para todas as áreas. Uma sugestão? Estude sobre o Golden Circle que é uma metodologia usada por grandes marcas como a Amazon e a Apple e que ajudou a descobrirem o propósito delas. Quando se lê “empresa” no conceito, entenda como sua “igreja/ministério”. Adapte a linguagem. As igrejas não são empresas, mas, muitos dos princípios que vemos hoje, podem ser bem adaptados para tornar a mensagem do Evangelho mais conhecida e de maneira eficiente.

– Quais os objetivos como comunicação para 2019? Já conversei com líderes que estão na Internet porque “todos estão e eles precisam estar”. Comunicação é mais que isso. É entender claramente o que você pretende ao utilizar canais de comunicação como boletins, vídeo de avisos nos cultos, mensagens no whatsapp, posts no Instagram/Facebook/Twitter, vídeos para o YouTube, devocionais nos blogs/sites. Objetivo é compreender a importância da Comunicação hoje e como poderá ajudar a igreja a falar de esperança, paz e amor de maneira a alcançar aqueles que jamais pisariam em suas igrejas ou ouviriam suas músicas.

– Qual necessidade sua igreja pretende atender no meio digital? Já ouviu falar que o Marketing Digital trabalha hoje em atender a “dor do cliente”? É sobre isso que estamos falando aqui. O que você como igreja tem a oferecer para as pessoas? Elas estão procurando o que você publica ou simplesmente você coloca algo no meio digital por achar que é o que as pessoas precisam ouvir. É diferente falar diretamente ao problema de alguém a publicar qualquer coisa para cumprir tabela de atualização nas redes sociais. É por isso que vemos tantos e tantos Stories no Instagram sem relevância alguma. Quem publica não pensa no público, mas, apenas em sim mesmo.

– Crie a linha editorial (sobre o que vão falar?) Um ponto chave da Comunicação é ter no planejamento mapeado sobre quais assuntos e conteúdos vamos falar ao longo do ano. Alguns exemplos:
* Falar sobre a Bíblia (devocionais, repercutir sermões)
* Mensagens dos cultos (textos para o site, foto com legenda bem descritiva, álbum no Facebook, lives)
* Fotos de momentos marcantes na história da igreja/ministério
* Vídeo devocionais
* Tira dúvidas dos membros sobre determinados temas
E por aí vai. Cabe a igreja trazer pautas como humor/memes, política, esportes? Isso depende do que foi acordado no Planejamento Anual e se tem a ver com a atual liderança. Nem todo mundo tem este perfil. Esteja bem atento a isso.

– Com quem você quer falar? Ahhhhh, o povo! Sim, sabia que os canais digitais existem para se comunicar? Pois é, vejo que muitas vezes as igrejas/ministérios esquecem disso e publicam conteúdo sem limites, às vezes 5 por vez, sem se preocupar com uma comunicação clara, coerente e concisa! Tenha claro, com quem você fala? Com quem você quer falar? Para isso, analise os gráficos de Analytics do seu Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e YouTube. Eles vão te mostrar as faixas etárias que mais te seguem, cidades, países, línguas que eles falam. E isso é essencial para saber se você está falando com as pessoas certas. Pior, se está usando as estratégias de comunicação certas para atingir aquele público.

– Em quais redes sociais vai estar? Seu público está nela? Como no item anterior, sabendo onde o público que você quer falar é, fica mais fácil gastar sua energia nos canais onde eles já estão.

– Crie metas (reavalie a cada 90 dias)? A cada 3 meses faça um relatório dos avanços, desacertos e possíveis melhorias. O planejamento é um documento para auxiliar e não perder o foco, mas, muitas vezes irão perceber que é importante terem reajustes.

– Abra mão de criar arte no celular e invista em cursos, treinamentos e em ferramentas essenciais como Lightroom, Premiere, Trello (grátis) e Mlabs. E claro, esperando sempre que as igrejas não estejam utilizando softwares pirata.

– Crie um calendário editorial com as datas mais importantes da igreja ao longo do ano (e do país). O calendário anual vai direcionar o esforço da comunicação ao longo do ano, prever os eventos que estão chegando e ações que precisam ser desenvolvidas para que um evento ocorra com mais tranquilidade. Para que haja tempo de treinamento de equipes que vão trabalhar na cobertura on-line dos cultos/congressos. E mesmo, preparar homenagens para líderes e pessoas importantes na história da igreja local.

– Se não tem, crie uma rotina de produção de conteúdo, texto, fotos, artes, vídeos. Toda semana é preciso gastar tempo produzindo e editando conteúdos para as redes sociais. Mas, algo que se faz pouco é o trabalho de curadoria. Ler artigos, ver vídeos ou pregações e compartilhar materiais que são produzidos por terceiros. Qual o problema do cristão em compartilhar bons conteúdos que são produzidos por outros irmãos?

– Faça transmissão on-line dos seus cultos. Hoje é possível transmitir do próprio celular, fato. Mas, mais do que a importância de se ter um bom equipamento é ter uma boa conexão de Internet que possibilite transmitir o culto/evento com uma boa qualidade de som e imagem.

– Crie uma playlist na Deezer e no Spotify com as músicas tocadas nos cultos. Sabe quando você vai ao culto e ouve algumas músicas, mas, não sabe a referência, esqueceu a frase e fica com vontade de ouvir mais vezes? Penso que as igrejas poderiam criar suas próprias Playlists no Deezer e no Spotify com as músicas tocadas nos cultos daquele mês. Exemplo: Igreja louvor nov/18.

– Grave os áudios das mensagens e transforme em podcasts para plataformas de streaming de áudio. Geralmente as mensagens são longas para colocar em streaming, mas, elas podem ser fragmentadas em partes e publicadas nestas plataformas. No momento ainda não é possível que uma pessoa/igreja individualmente entre em contato com o Deezer e Spotify para publicar seus conteúdos. Existem empresas que oferecem este serviço, uma espécie de HUB. Eles recebem seus conteúdos e distribuem em plataformas de streaming em todo o mundo. Outro ponto, precisamos de Podcasts cristãos. É maravilhoso ouvir materiais de qualidade, assuntos relevantes. Acredito que o Brasil ainda não tenha entendido a força dos Podcasts.

– Crie o organograma da Comunicação e divida as responsabilidades. O organograma existe para entender a estrutura eclesiástica da igreja e quem é líder de quem. Geralmente o pastor da igreja está na liderança principal, um outro pastor como líder da área de Comunicação e Multimídia, e pessoas qualificadas tecnicamente e alinhadas na visão do Reino de Deus lideram as demais equipes e voluntários. Em algumas igrejas há áreas bem definidas como: Fotografia, vídeo(multimídia), redes sociais, projeção, iluminação, jornalismo/site, design, e por aí vai.


– Crie escala de voluntários (e treine as equipes). Uma ferramenta que pode auxiliar a montar a escala de voluntários e  ações semanais da Comunicação é o Trello (que também é um aplicativo gratuito). Mas, cada um tem uma maneira de trabalhar. Pode ser o quadro (lousa) na sala, com as divisões, a metodologia Canvas (com post its) enfim, o importante é encontrar uma maneira de organização que facilite a comunicação da igreja. Há algum tempo criei um modelo para ajudar na comunicação das igrejas, vocês podem baixar aqui: http://bit.ly/quadroelis

– Reivindique para a liderança equipamentos básicos de trabalho (quem sabe uma campanha de doação). ⠀

– Discipule sua equipe. Mais importante que o talento é A pessoa. Posso comentar aqui algo que tem me assustado muito? Tenho visto muita gente desigrejada, que apenas frequenta igrejas sem vínculo direto apenas para estar na área de Comunicação/Multimídia. Discipulado é essencial. Aprendi algo com o pastor Ryan Adams da Urev que mais importante que a habilidade da pessoa é o caráter transformado. E só caminhando com a pessoa, discipulando e treinando é possível saber disso.

– JAMAIS se esqueça que o propósito da Comunicação da igreja é comunicar o Reino.

🌎“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. (Mc 16.15).

 

P.s.: No meu livro, Mídias Sociais na Igreja falo um pouco mais sobre isso no Capítulo 4. http://bit.ly/livrodaelis.