Como criar personas (público-alvo) para minha igreja???

☂️☂️Falar sobre Planejamento é fácil, difícil mesmo é estruturá-lo e colocar em prática. Hoje quero falar com vocês sobre CRIAÇÃO DE PERSONAS.☂️☂️

◾ PÚBLICO-ALVO: são um grupo específico de pessoas com perfis semelhantes, algumas vezes considerados por faixa etária, sexo, áreas de interesse, profissão, entre outros pontos. O público-alvo ajuda nas decisões de Marketing e Vendas das empresas. No caso das igrejas, ajuda a entender qual tipo de ação fará para cada divulgação. Público interno, externo, os stakeholders. Não vendemos produtos, mas, carregamos a mensagem da cruz e cremos que poderemos alcançar o máximo de pessoas possível (Mc 16.15).

◾ PERSONAS: já as personas são mais específicas. As definições são criadas a partir da observação de pessoas reais, entrevistas e estudos que apontam muito claramente, e com mais precisão, quando devemos agir dentro da jornada do cliente/pessoa.

Diferente do público-alvo em que desenvolvemos muitas ações de massa, com as personas detalhamos cada etapa do dia e da jornada dela para entrarmos no dia delas no momento mais assertivo possível.

Como criar Personas. De fato não é fácil, mas, é maravilhoso. Por exemplo, em qual horário mais ouvem música? Qual idade essa pessoa tem? Com o que trabalha? Qual o processo de decisão dela? Que tipo de música ouve? Que tipo de Internet tem acesso? Entre muitos outros detalhes.

◾Você descobre sobre isso:
🚀Observando
🚀Entrevistando
🚀Conversando
🚀Fazendo pesquisas, enquetes
🚀Entre outros tantos comportamentos.

A jornada do cliente ou do membro da sua igreja não é diferente. É preciso aprender interpretar comportamentos e construir seu plano de ações considerando a experiência de cada um, seja ON ou OFF-LINE.

◾Qual a melhor hora para postar?
◾Que tipo de comunicação usar? Foto, vídeo, arte, podcast, e-book?
◾Como se diferenciar?
◾Como se destacar?

[DICA EXTRA] A Rock Content e a Resultados Digitais desenvolveram uma ferramenta gratuita que pode te ajudar a criar personas: www.geradordepersonas.com.br

Já fiz alguns posts sobre Planejamento no meu blog – link na bio, só pesquisar na lupa 🔍.