Como analisar métricas das Redes Sociais da minha igreja ou ministério?

Esta semana recebemos uma pergunta bem interessante em nosso grupo no Facebook. Como avaliar as métricas da igreja em uma Página no Facebook.

Acredito que ensinar a avaliar métricas em Redes Sociais é bastante subjetivo. O Índices de Performance (KPIs) geralmente são detalhados quando se faz o Planejamento de Comunicação criado para os canais da igreja.

Para alguns o número de seguidores não é tão importante como a localidade. É preciso entender que mais importante que ter um grande número de seguidores, é ter os seguidores certos.

Mas, basicamente, vejo que alguns dados são importantes para analisar tanto quem está chegando, quanto a qualidade do conteúdo compartilhado.

– Faixa etária
– Localização
Exemplo: – Se é uma igreja local tem cerca de 500 membros. O que faz ela ter 1500 seguidores? É importante saber se quem segue a igreja está na região ou se pessoas de outras localidades que visitaram anteriormente. Se seguem a igreja por causa de uma líder/pastor.
Ou se é uma igreja com 100 membros, por que espera-se que ela tenha mais que 100 seguidores no Facebook?
– Número de curtidas, comentários e compartilhamentos
– Alcance da postagem. Se um post tem um alcance grande,mas, poucas interações, poderia ser uma questão de rejeição de conteúdo. Ele pode estar ruim, pouco atrativo ou mesmo desnecessário.

Existem várias métricas que devem ou não ser levadas em conta. Vai depender, de fato, do que planejou, do que espera deste canal digital.

Vale a pena estudar um pouco sobre como estabelecer seus KPIs, pois, com os dados certos, sua análise será muito mais assertiva. Tem um post ótimo da Rock Content sobre isso: https://marketingdeconteudo.com/kpi/

Se tiver mais alguma dúvida sobre isso compartilhe aqui nos comentários que vou tentar detalhar mais. Ou envie em nosso grupo no Facebook!