O que as pessoas procuram sobre igrejas na Internet?

O que as pessoas procuram ao buscar sua igreja na Internet, nas redes sociais e nos cultos?

– Dia e horário dos cultos

– Telefone da igreja

– Endereço da igreja

– Mini devocionais que possam ler em uma passada de tela no Instagram

– Uma dica de livro/filme/seriado

– Dica para um evento

– JESUS

– Pedido de oração.

No Marketing Digital chamamos isso de “as dores do cliente”. É aquilo que ele busca e muitas vezes não encontra. Em outras, eles nem sabem que estão procurando o que você tem a oferecer.

Postar frases e vídeos de pastores; versículos; 200 stories do culto são muito comuns. Mas, sabem o que fazem alguns perfis se destacarem mais que os outros? A humanização dos posts. As pessoas buscam identificação no que leem, buscam verdade e posts que vão além de uma autopromoção. Elas buscam a vida como ela é.

Tem dois perfis aqui no Instagram que fazem isso como ninguém:

@elegantesempre e

@perolasqueinspiram – por meio do cotidiano e testemunhos delas a verdade do que vivem são identificados claramente.

Meu papel no Instagram é fazer você pensar sobre que tipo de conteúdo publica. Se é apenas uma cópia do que todo mundo tem feito ou se é algo que chama a atenção.

Já viram a nova série #TBTLAGOINHA? Que legal relembrar a história da igreja. E é um ótimo exemplo. Sugeri para a equipe fazer uma série de posts e elas foram além. Amei.
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FAÇA DIFERENTE. Não porque quer inventar a roda, mas, porque é capaz de mostrar o que sua igreja é de verdade. Humanize.

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Está tudo bem com você?

Amada ovelha, tudo bem com você? Não é uma pergunta retórica, é sério mesmo. Como anda a sua vida? Talvez você já me siga aqui há algum tempo e nunca tenhamos nos falado. Você é uma dessas pessoas?

Sabe, hoje palestrei sobre Mídias Sociais na @conferenciathanksgod da igreja @boasnovasbh do @prpedrodaniel e pra @kelle_gripp – foi tão edificante conversar com as pessoas sobre o impacto da tecnologia sobre todos nós e a nossa falta de estratégia, como igreja, para falar e exalar o bom perfume de Cristo no meio digital. Fiquei pensando na minha responsabilidade com cada vida que passa por mim.

Recebi muitas perguntas e feedbacks relevantes sobre a minha fala. E olha que foi uma palestra, não foi um treinamento. As pessoas anseiam por conhecer melhor e saber como usar as redes sociais com eficiência.

Voltei pra casa feliz com toda equipe da igreja que nos receberam com tanto amor. Mas, vim pensando em quantas pessoas lá não conseguiram falar comigo porque precisei sair rápido. E pensei em você que me segue nos meus canais digitais há tantos anos. Tem gente aqui dos tempos do Orkut.

Minha missão é despertar as pessoas para o uso consciente e eficiente do meio digital, olhar para quem está “ao lado”, para quem seguimos e nos importar. Ensinar o que eu conseguir e falar ao maior número de pessoas possível.

Não queira apenas ter muitos seguidores e views. Tenho orado por todos meus seguidores digitais e views. Não me preocupo com números, mas, que você possa encontrar uma cristã que trabalha com comunicação e treinamentos nas igrejas, mas, principalmente, se importa com a sua vida.

Para quem conhece a história. Ainda sonho um dia conhecer aquela estudante de Medicina, que morava na Austrália, que voltou para Jesus através da transmissão do culto pelo Twitter.

Você não nasceu nesta geração por acaso. Seja benção e frutifique onde você estiver. 🙏🏻😊

⭐️ Você precisa de oração em alguma área da sua vida? Por favor, deixe aqui nos comentários. Faço o compromisso de orar por você. Deus abençoe.

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A importância de estudar SEMPRE

Quando falamos sobre EDUCAÇÃO no Brasil não falamos apenas nas escolas, mas, sobre graduação, pós, mestrado, doutorado e cursos de extensão.
Infelizmente a maioria de nós foi criada com o pensamento de que aprender é chato e não vale pra vida.

Amigos, estou aqui para dizer o contrário. Precisamos muito dos investimentos em EDUCAÇÃO, e principalmente de algo que falo há anos, de EDUCAÇÃO DIGITAL.

Nas palestras e treinamentos que ministro percebo que muita gente tem acesso a smartphones, Internet, redes sociais, mas, não sabem usar com consciência e eficiência.

Vivemos na era do diálogo onde todos querem publicar suas opiniões no meio digital.

Mas, sabe algo que aprendi com meu amado @prmarciovaladao “responda o que as pessoas estão perguntando”. Isso é sabedoria. Falar daquilo que alegra, ensina, edifica, melhora a vida das pessoas.

Há poucos dias vi uma criança com 2-3 anos abrindo o app da Google no celular e fazendo busca por ÁUDIO pelo nome “Peppa”. Uau! Eu nunca tinha usado busca por áudio no Google.

Os tempos são outros e se não tivermos humildade de agir como aprendizes e não como especialistas vamos fazer isso errado. O que vocês pensam sobre essa evolução toda?

Planejamos e fazemos.
Ou vamos fazendo?

Segundo relatório do Hootsuite/We are social no Brasil os internautas:
95% usam YouTube
90% usam Facebook (cerca de 130 m)
89% usam WhatsApp
77% usam Instagram (cerca de 69m)
E o Tik Tok que vem aí abraçando os pré e adolescentes por todo o mundo?

Será que você está gastando energia nas redes sociais certas?

Estou para dizer que neste negócio de “educação digital” não há espaço para amadores. Como diz o mestre @estevaosoares O básico bem feito é o avançado.

Estude, estude muito.

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Dicas para quem está começando ou já trabalha com mídias na igreja!

Hoje eu vi um Trending Topics no #Twitter perguntando o que diria a mim mesma há 10 anos. Eu escrevi: persevere (perseverei e continuo perseverando!).

Sabe, eu sequer poderia imaginar o que estou vivendo agora. Trabalhar com Comunicação em igrejas era algo muito remoto. Já acreditava e usava o Orkut e o blog para falar com os jovens da @igrejabatistadalagoinha 📱📷

O tempo passou, tanta coisa aconteceu, Deus me deu o privilégio de viajar o Brasil todo treinando e palestrando para equipes de comunicação de muitas igrejas e ministérios, das mais diversas denominações!

Me sinto tão honrada por isso, pois a visão do Comunicando o Reino é exatamente expandir a comunicação em prol do Reino de Deus e não em placas de igrejas. Tenho 2 livros lançados e escrevendo o 3º. Lembre de orar por nós, sonhamos ir até os confins da terra! ⠀

Você trabalha na mídia da sua igreja? Quero te deixar algumas dicas:

1) Estude muito – se mantenha atualizado sobre as novidades do meio digital.

2) Treine sua escrita. Vídeos, fotos e artes sem legendas bem escritas podem prejudicar sua comunicação.

3) Converse sobre as novas tecnologias com as crianças, adolescentes e sêniors. Eles precisam do nosso apoio.

4) Crie um planejamento mensal de postagens e ações pensando SEMPRE no público que pretende alcançar.

5) Lembre-se que no Brasil, segundo o relatório Hootsuite/We are social diz que os canais mais acessados no Brasil são:
Youtube
Facebook
Whatsapp
Instagram
FB Messenger
Twitter
Linkedin
Pinterest
Skype

6) O Facebook tem 130 milhões de usuários enquanto o Instagram tem 69 milhões 🇧🇷. Não se esqueça disso.

7) Use as redes sociais porque seu público está nele e não apenas porque você gosta! 👍🏻

8) Trabalha com pré-adolescentes e adolescentes? Você precisa conhecer o Tik Tok. Nunca vi uma rede social com tanto adolescente evangelizando.

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5 dicas para o seu blog

Se você espera ser “encontrado” na Internet, sim, ter um blog/site é essencial em sua estratégia de Comunicação.

Os blogs são canais informativos e cada vez mais interativos. Podem ser um ótimo lugar para que as pessoas conheçam sua marca e segmento!

O meu blog sobre Comunicação completa 12 anos no próximo mês de agosto. É incrível como ao analisar o Google Analytics dele vejo a grande quantidade de acessos que recebo diariamente vindos do Google, tanto para posts recentes quanto para posts mais antigos. Algumas dicas para melhorar audiência do seu blog:

1. Escreva posts atemporais, ou seja, pelo menos 1 vez por semana escreva sobre assuntos que podem gerar interesse hoje ou daqui 1 ano.

2. Use o sistema de tags do seu blog. As palavras-chave são essenciais para que as pessoas encontrem seu blog nos buscadores (como o Google). E claro, use termos que realmente tem a ver com o tema proposto.

3. Use imagens com direitos autorais liberados. Você não quer ser processado por causa de disso, certo? Sites como o Pixabay, Unsplash e SXC.HU oferecem fotos em ótimas resoluções gratuitamente.

4. Crie um banco de pautas. Anote no Trello ou mesmo no bloco de notas do celular temas que podem virar publicações.

5. Tenha sempre em mente quem é seu público-alvo, quem pretende alcançar. Considere questões como horário de publicação, tema, recurso multimídia que será usado e linguagem.

Se você é de uma igreja/ministério, tenho mais algumas dicas para você:

* Publique:

– Resumos das pregações dos cultos;

– Estudos bíblicos;

– Resenhas de livros/filmes/CD/DVD;

– Agenda de eventos;

– Devocionais (autorais, de preferência. Lembre que para reproduzir conteúdo de livros, precisará da autorização do autor/editora);

– Jamais se esqueça de criar uma rotina de atualizações. No mínimo, uma atualização por semana. Ideal? Um post por dia!

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Os Likes no Instagram vão acabar e agora?

🙅🏻‍♀️ LIKES • E essa história de não ver mais o número de likes nas postagens do Instagram?

Muuuuuuuita gente me perguntando sobre isso. Para quem trabalha com Marketing Digital já é sabido há anos que o número de curtidas não é a métrica mais importante de um post (pasme 😱). Na verdade fazemos uma análise de engajamento a partir de KPIs (índices de performance) pré-definidos anteriormente. Eles nos ajudam a entender se uma campanha digital é ou não eficiente.

Li várias matérias sobre o tema e a do Tech Tudo é bem esclarecedora. A ideia do Instagram é exatamente tirar das pessoas esta métrica de vaidade/competição – o número de curtidas não significa sucesso – e a melhor parte, fazer com que as pessoas foquem o olhar para bons conteúdos.

Outro ponto importante dito na matéria e no evento F8 é que o dono do perfil terá acesso a estes dados. Os números não serão públicos, mas, estarão no analytics do perfil para auxiliar nos diagnósticos e decisões na hora de criar novos posts.

Para você as redes sociais podem ser apenas espaços por onde passa em alguns momentos do seu dia. Mas, na verdade, para as marcas, personalidades e instituições, como igrejas, são canais importantes para construir uma comunicação mais assertiva.

Ah! No F8 também foi falado sobre novas ferramentas que vão auxiliar no combate ao bullying, conteúdos tóxicos e questões mais completas para controle de comentários e envios de mensagens privadas.

Marque nos coments – via Facebook – os amigos que estavam em dúvida sobre o tema ou deixe sua dúvida! Posso responder no próximo post! 🙏🏻👊🏻

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Reflexão | Você já se sentiu incapaz de algo? Está com medo? Vai com medo mesmo!

Sei que o 1º de maio já passou, mas, demorei alguns dias para digerir tudo o que vivi nesta data.

Você já se sentiu incapaz de algo?
Você já pensou que não conseguiria?
Você já sonhou grande?
Alguém já te inspirou a ponto de ajudar a trajetória de sua vida?

Eu respondo sim para todas as perguntas acima. Lembro de muito criança assistir as corridas de F-1. Lembro do Senna correndo na Lotus Preta. O que mais amava eram as coletivas após a corrida e as entrevistas com ele. O Senna era o meu herói, minha inspiração. Sonhava ser uma repórter esportiva SIMPLESMENTE porque queria entrevistá-lo.

Nunca tive o privilégio de assistir um GP do Brasil no autódromo. Mas, lembro como se fosse hoje tanto em 1991, quando em 1993, ele venceu o GP do Brasil. Eu em pé, na sala, com 11 e 13 anos respectivamente. Eu chorava copiosamente de alegria. Que orgulho de ser brasileira.

No último dia 1º/05 ao invés de falarmos da morte do Ayrton Senna o @institutoayrtonsenna promoveu o #SennaDayFestival para celebrar os 25 anos do LEGADO de Ayrton, no Autódromo de Interlagos. Eu e @renato_lied tivemos o privilégio de participar na maratona de 5km. Minha primeira corrida na vida, minha primeira medalha. Foi um dia lindo, ver e relembrar tantos feitos dele que ecoam hoje. Inclusive em minha vida e caráter. Ele foi uma grande referência pra mim.

Fui com medo de não conseguir ir até o final. O trajeto começou com uma subida forte. Mas, não é que demos conta? Que dia, meus amigos! É a primeira de muitas!

Vi a Viviane Senna que de longe acenou. Ela nem sabe, mas, nos correspondemos por um tempo, por cartas escritas à mão mesmo, depois da partida de Ayrton. Ela foi uma grande incentivadora pra mim.

Sabe por que estou te contando esta história? Não é para dizer apenas que “você é capaz”. Mas, mais do que isso: CUIDADO com as pessoas em que você se inspira. E atenção para o LEGADO que está deixando. Será que na sua ausência alguém vai sentir sua falta?

Que Deus hoje fale ao seu coração sobre estas questões: honra, legado e coragem. Transforme a vida de alguém.

Senna, qualquer dia amigo eu volto a te encontrar! #SoliDeoGloria #Elis40

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Stories é para os fortes

Trabalhando stories nos cultos/eventos da sua igreja!

Uma das coisas que mais me incomoda é o excesso de Stories publicados durante um culto. Algumas vezes a igreja chega a publicar 10 stories de uma mesma música. Você costuma ver mais que 5 ou 6 stories de alguém que segue no Instagram? Provavelmente não. Por que você pensa que com os seguidores de sua igreja seria diferente?

Ao olhar o número de visualizações de um Stories muitas vezes o responsável pela comunicação ou o pastor se alegram. Mas, esquecem de checar outros dados importantes que o Analytics do Stories oferece.

Exemplo:
Stories – visto por 368 pessoas

Mas, o importante está aqui:
Cliques no link: 32
Compartilhamentos: 7
Visitas ao perfil: 2
Cliques no site: 1
Impressões: 556
Seguiram: 0

⬇️⬇️⬇️⬇️
Navegação: 467
Voltar: 36
Toques para avançar: 338 (SIM, 338 RESOLVERAM IGNORAR O SEU STORIES)
Próximo story: 26
Saídas: 67 (67 pessoas resolveram IGNORAR TODOS OS SEUS OUTROS STORIES POR CAUSA DESTE).

A maioria das pessoas comemora os views, mas, não se atenta para o:
Toques para avançar
Próximo Story
Saídas

Se estes números estão altos, quer dizer que para seus seguidores seu conteúdo está DESINTERESSANTE.

Uma sugestão? Para um culto comum (sem ser evento/conferência/etc.), tente seguir um roteiro (teste para ver se funciona para sua igreja, não existe receita de bolo, cada público é um público):
1 Stories do louvor
1 Stories de um momento especial (homenagem, consagração, etc)
1 Stories da pregação
1 Stories final – apenas se tiver algo muito extraordinário para apresentar.

Outra coisa que funciona legal é criar uma arte para publicar na hora que o culto começa – se você transmite cultos – avisando que estão ao vivo e em quais canais.

Para uma igreja com 3 cultos no domingo isso ajuda ao seus seguidores identificar a qual reunião aquele stories se refere.

⭐️ DICA DE OURO:
Crie artes (fundos de tela) para stories temáticos para sua igreja e use na edição. Com o aplicativo Inshot você consegue adicionar uma foto ou vídeo a um fundo de tela que já esteja pronto. Existem vídeos no YouTube ensinando a fazer isso.

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O desafio de pregar ao invés de palestrar!

Esta imagem é muito especial. Ela representa o momento de romper meus próprios medos e desafios para pregar a Palavra de Deus. Quem me acompanha nestes mais de 10 anos nas redes sociais sabe bem, sou jornalista, palestrante, professora, consultora. Falo para o número que for de pessoas com paz e tranquilidade no coração. Mas, nesta última década, apenas 2 vezes fui chamada para além de palestrar, pregar, sim, pregar mesmo a Bíblia. Tive o desafio de falar para cerca de 500 pessoas ali sobre como é importante e desafiador estarmos prontos nesta geração para propagar a mensagem do Reino de Deus!

No último sábado, 13/4, estive no Doxologia Conference, um evento lindo que une artes, louvor, dança e comunicação. Tive o privilégio de representar o monte da Mídia mais uma vez. No período da manhã palestrei sobre o tema Comunicando o Reino para uma turma de 120 pessoas.

No período da tarde, foi quando Deus me tirou da zona de conforto para pregar sobre 2 Timóteo 2.15. É tempo de nos apresentarmos diante de Deus aprovados, que não tem do que se envergonhar e manejam bem a Palavra. “Seja aquele que é conhecido pelo amor que transmite e não pelas opiniões que defende”.

Não por coincidência, ontem finalizamos os 21 dias de jejum e oração pelos ministérios de comunicação das igrejas em todo o mundo com o devocional Comunicando o Reino. Será que conhecemos a Bíblia suficientemente? Será que conhecemos Deus Pai, Filho e Espírito Santo realmente? Ou será que estamos apenas preocupados em aprender a usar melhor os Stories? Nossa vida com Deus vem antes do nosso chamado!

Esta foto é para mim um marco de quem eu fui até aquele momento e de quem serei de agora em diante. Sim, além de ensinar e palestrar sobre Mídias Sociais, vou cada vez mais pregar a tempo e fora de tempo. E não é atoa que eu e Renato estamos estudando no @stcarisma via EAD para em breve estarmos formados em Teologia. Ajuda-nos, Pai! Maranata!

Obrigada @projetovidanova.oficialvocês marcaram minha vida.

Obrigada @ramirezmedeiros pelo registro perfeito!

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