Trajetória de uma jornalista cristã

TRAJETÓRIA • Comecei a trabalhar aos 12 anos, no comércio que meus pais tinham no interior de MG. Aprendi a ter responsabilidade muito cedo.

Aos 15 anos me tornei colunista do jornal da cidade contando a história do Ayrton Senna. Fiz isso dos 15 aos 18 anos.

Dos 18 aos 28 trabalhei nas áreas administrativas e financeiras de atacadistas. Pelas intempéries da vida só fui fazer faculdade de Jornalismo aos 25 anos, por meio de uma bolsa integral que consegui fazendo Enem e ProUni.

Aos 28, fiz meu primeiro estágio em redação no Sistema Globo de Rádio (Rádio CBN) BH. Ali aprendi muito sobre Hard News e redação jornalística. Ao mesmo tempo iniciei meu trabalho voluntário em minha igreja, Lagoinha. Trabalhei em uma agência de Comunicação e Marketing, aprendi muito. Ainda nos idos do Orkut.

O André Valadão me “descobriu” na redação do Lagoinha.com e me deu a oportunidade da minha vida, fui trabalhar como assessora de imprensa dele. Como aprendi! Depois vieram Lu Alone, Mariana Valadão, Canzion, Discopraise, Thalles, Nívea Soares, Sony Music Gospel, Graça Music, Joe Vasconcelos, Ao Cubo, Jeremy Camp, Jó 42, DT e tantos outros.

Nem imaginava que meu hobby – compartilhar dicas sobre o meio digital – se tornaria minha principal atuação. Após mais de 12 anos na área meu foco tem sido palestras e treinamentos de COMUNICAÇÃO para IGREJAS e MINISTÉRIOS, consultorias, e claro, continuo postando DICAS para vocês. Um blog com mais de 1.100 artigos publicados, outros em diversos sites e revistas, dois livros: Mídias Sociais na Igreja e Comunicando o Reino.

Este mês finalizando um ciclo, uma pós em Marketing Digital focado em Negócios pela PUC Minas, e se Deus me permitir, ano que vem iniciar o sonhado mestrado. AMO, AMO, AMO compartilhar conhecimento.

Na foto, gravações especiais para uma série muito especial que gravei para a @1bigmedia e o Gospel Hits – eu não paro! Sigo firme nas promessas de Jesus e proclamando o Reino até que Ele venha!

Por que estou te contando tudo isso? Sou uma improvável de Deus. A 2ª universitária da família. Sem condições alguma para estudar, mas, fui lá e fiz. Tenha foco e esteja sensível a voz de Deus! Vá e cumpra seu chamado.

Seja luz, on e off-line! (Mateus 5.16)

 

P.s.: Meu Linkedin: https://www.linkedin.com/in/elisandra/

Leia mais

A Comunicação Cristã é para os humildes

Foto: Leo Kleemann

Humildade • criamos posts para nossos seguidores, não para inflar nosso ego.

Enquanto voltava para casa hoje lembrei de alguns clientes que já atendi ao longo dos últimos 12 anos. Trabalhei com os mais diferentes tipos de denominações, ministérios, bandas, músicos, escritores, pastores.

O que isso tem a ver com humildade? Muita coisa. A COMUNICAÇÃO é eficiente quando o seu público entende sobre o que você está falando. Nós, como comunicação, criação, mídia, multimídia, marketing, seja lá qual nome você dá ao ministério de sua igreja, precisamos ter HUMILDADE e assumir que não sabemos tudo.

1. A Comunicação é produzida para atrair o seu PÚBLICO. Para isso precisa ser agradável aos olhos dele é não (apenas) ao SEU.

2. Quando criar algum tipo de conteúdo lembre-se que muitas vezes (muita mesmo) você não é o público-alvo da comunicação que você produz.

3. O conteúdo que você cria não é e não pode ser INTOCÁVEL! Nem seu texto, arte, foto, vídeo, áudio são perfeitos só porque você “achou” lindo. Mostre seu material para outros, ouça as opiniões e críticas, quando fundamentadas, lógico. Mas, se você está gastando tempo defendendo “sua arte”, provavelmente ela é ineficaz mesmo.

4. Comunicação eficiente não se explica. ⠀

5. Você já sabe, mas, é bom lembrar. Humildade não tem a ver com classe social.

6. Trabalhe pensando SEMPRE em quem o material está direcionado. Sabe a jornada da sua persona? Sabe MESMO? Imagine como é o dia dela. Em que tipo de momento ela será impactada pelo seu trabalho? Será que vão se interessar ou rolar a tela? ⠀

7. Não é porque você gosta de tendências, de materiais super modernos e clean que seus seguidores vão gostar. ⠀
Não adianta ter um portfólio “LINDO” aos seus olhos e um monte de clientes e seguidores insatisfeitos. Baixe a bola. Não somos tudo isso não.

O comportamento e o hábito das pessoas estão mudando tão rápido quanto a tecnologia.
Mais do que ser um especialista em algo, seja humilde. A humildade abre portas enquanto a arrogância fecha.

Vocês já passaram ou sentiram algo semelhante? Já se sentiram obrigados a usar um determinado conteúdo que não foi eficiente?

Leia mais

Posts para Igrejas

POSTS PARA IGREJAS • Este é o cantinho onde costumo produzir meus conteúdos, buscar inspirações, estudar, chorar, rir, orar…

Como sabem, costumo pelo menos 1 vez por semana fazer uma ronda nas redes sociais de diversas igrejas. Independente de tamanho ou infraestrutura, gosto demais de acompanhar o que o pessoal vem produzindo.

But, venho percebendo algo que está me incomodando muito mesmo, não sei se também a vocês… O feed da maior parte das igrejas e ministérios hoje são compostos por artes divulgando eventos, fotos e vídeos dos cultos. Em grande parte, sem legendas ou hashtags que detalhem um pouco mais do que se trata aquela imagem. Parece que nos tornamos divulgadores de momentos de louvor e gente pregando.

Por favor, não me entenda mal, não é uma mera crítica, mas uma reflexão. Já parou para pensar que SER IGREJA está muito além das reuniões? Então, pensei em listar aqui alguns tipos de conteúdos relevantes para que seu ministério seja diferente na Internet.

1. Bíblia. Marcos 16.15 diz para irmos ao mundo inteiro levar o Evangelho à todas as pessoas. Será que temos utilizado o meio digital para propagar a mensagem do Reino de Deus? Não é simplesmente publicar versículos. But, que tal fazer um mini devocional? O que colocar na imagem? Fotos da igreja, dos cultos, reuniões, eventos. Sabe aquelas imagens de paisagens, mão levantadas, pôr-do-sol? Escolha algo que ilustre sobre o que está falando.

2. Fale sobre os ministérios da sua igreja. Apresente o que ele faz, quando nasceu, que tipo de demanda atende, se precisam de ajuda, voluntários, dias e horários das reuniões.

3. Uma vez fiz uma enquete no Lagoinha.com sobre quais os tipos de conteúdos as pessoas mais procuravam na Internet sobre a igreja, o resultado foi nesta ordem: dia e horário dos cultos, telefone da igreja, endereço da igreja e devocionais. Ou seja, o básico que não temos feito. Sim, é importante publicar os dias e horários dos cultos toda semana, nem que seja nos Stories. Além de você ter novos seguidores, lembre que por causa do algoritmo, seu post não aparece para a maioria dos seguidores.

4. Uma das tendências para 2019 e que está reforçada para 2020 é a formação de comunidades on-line. Que tal ter uma lista de transmissão onde compartilha informações relevantes. Tenho uma onde compartilho dicas de comunicação para igrejas. É só enviar “sim” por WhatsApp para (31) 9 9502-1305. E a @elegantesempre também tem uma lista maravilhosa com devocionais.

5. Não faça posts sem legendas. Pense em quem vai chegar nas suas redes fora de contexto e não terá ideia do que se trata. Aproveite que chamou atenção da pessoa para lhe informar algo que possa transformar/ajudar o dia dela!

Leia mais

Cultura Pop no meio cristão?

CULTURA POP • Conheci o pastor @eduardo_medeiros_oficial do @parabolasgeek pessoalmente em maio deste ano quando ele visitou minha igreja, a Lagoinha, em BH.

De presente ganhei o livro 40 dias com os Vingadores – @editoracemporcentocristao – e a amizade dele e da Meire. Mano, que casal incrível!

Estar na @xcon_oficial é muito mais do que um evento. É o encontro de uma comunidade que ama Jesus mais do que tudo e que entende que é possível, por meio da cultura pop, falarmos daquilo que cremos.

Ontem palestrei sobre 🔴 O que a Marvel pode nos ensinar sobre Marketing? 🔴 e hoje palestrei sobre o tema Comunicando o Reino – comunicação e mídias sociais para igrejas.

Maravilhada com o nível das discussões deste evento! Feliz por fazer parte disso. E de quebra, deixo a dica para vocês seguirem estas pessoas incríveis que estão fazendo a diferença onde estão:

@xcon_oficial
@marcodub
@parabolasgeek
@11edumolina
@guerradosreinos
@bandodequadrados @professornerdoficial
@ceciliabohrer
@natifassina
@obolseirooficial
@meiryegonzalez

“Nerd é o cara que entende muito de um assunto. Que sejamos então, grandes conhecedores de Cristo” – @tato.campos ⠀

Parabéns ao pastor Edinho e toda equipe @ieqtingui me senti muito em casa! Obrigada à todos que estiveram presentes neste evento!

Leia mais

Como produzir conteúdo de valor para igrejas e ministérios

Foto: Leo Kleemann

Conteúdo de valor • outro dia li no perfil de alguém que não quer ser reconhecido por dar “diquinhas” nas redes sociais, mas, criar conteúdos de valor.Pensei tanto sobre isso.

Na verdade, principalmente pra quem está começando, toda dica bem construída é um conteúdo de valor. A somatória dos conhecimentos adquiridos se tornam em uma bagagem de muito valor. E eu te incentivo, não deixe parar em você, continue compartilhando.

E por falar em COMPARTILHAR gostaria de falar sobre o #EncImpulso2019 realizado pelo @irmaos_com em Campinas, no último fim de semana.

Tive o privilégio de fazer um TED falando sobre As igrejas e a Presença Digital, graças ao apoio total da @_hitbel que possibilitou minha ida! Foi incrível! Falei com pessoas de Araras/SP, SP, Betim/MG, Angra dos Reis (RJ), Blumenau/SC, Sorocaba, Indaiatuba/SP, Campinas, RJ, Viçosa/MG e muitas outras cidades!

Além da palavra devocional ouvimos diversos TEDs. No primeiro momento, falando sobre a Comunicação dentro da igreja e depois da comunicação de dentro para fora das igrejas. “Quantas vezes temos que nos desculpar como evangélicos, por causa de outros que falaram besteiras publicamente – e não em nosso nome?”. Outra frase que ouvi e me impactou: “Seu trabalho não te define, quem te define é Deus”. Você não é o seu trabalho! Muitas vezes nos enganamos pensando que trabalhando em comunicação sendo cristãos, já estamos cumprindo o nosso “Ide”. Entretanto, a coerência do que fazemos, do que falamos e do que mostramos é que vai apontar para os outros quem de fato nós somos.

Me senti tão privilegiada por estar ali! Encontrar meu parceiro de ministério Sydney da @inchurchapp, o Paulinho e a Dri – que casal! A Júlia da @vocare – que menina genial e incrível! Minha nova amiga de infância! E todos os demais palestrantes! Tanta gente de fé e valor que até nos constrange. Não vejo a hora de ouvir tudo de novo – sim, em breve todo conteúdo no Podcast do @irmaos_com

Inclusive, se quiser receber a apresentação do meu TED no seu e-mail, me envia “Impulso” por WhatsApp no número (31) 9 9502-1305 que encaminho para você.

1) Quer fazer parte da minha lista de transmissão com dicas de comunicação para Igrejas? Clique aqui.

2)Faça parte de nossa comunidade no Facebook: Mídias Sociais na Igreja!

P.s.: Sim, vou continuar dando dicas. A ideia aqui é abençoar. Por falar nisso, faça os cursos gratuitos no YouTube Creators Academy. Todos on-line!

Leia mais

Workshop Comunicando o Reino – em Beagá

VEM VAI TER BOLO 🍮 E MUITO CONTEÚDO LEGAL! 💜 SIIIIIMMMMM!

Até que enfim consegui marcar meu curso COMUNICANDO O REINO, aqui na terrinha BEAGÁ (Belo Horizonte)!

Espero vocês no dia 02/11, de 9h às 18h, no Guaja.

Separei um conteúdo fenomenal e inédito sobre:

🔵 Facebook

🔵 Instagram (FEED, IGTV, Stories)

🔵 LinkedIn

🔵 Pinterest

🔵 Tik Tok

🔵 Twitter

🔵 WhatsApp

🔵 YouTube

As vagas são mega limitadas!

Não diz depois que não avisei. INSCREVA-SE AQUI!

🙏🏻👊🏻 Posso dizer que passei os últimos 12 meses ~ quase ~ os mais difíceis da minha vida. Por várias vezes tive vontade de parar. Foi o próprio Deus, meu marido e minha filha, e a força das mensagens que tenho recebido de vocês é que me mantiveram de pé. Pouca gente sabe, muita gente cobra, mas, Ele tem permanecido fiel. Não vou me calar e não vou desistir do meu chamado e da minha missão.

🎵Levanta seus olhos e vê, Deus está restaurando os teus sonhos e a tua visão🎵

Leia mais

Como montar um portifólio se não tenho experiência em Comunicação?

VOCÊ ESTÁ COMEÇANDO? • É um estudante ou alguém que está adquirindo experiência agora na Comunicação ou Marketing Digital? Tenho algumas palavras para vocês.

1) Se você ainda não começou seu portifólio está na hora de conseguir seu primeiro cliente para montar um planejamento completo de Comunicação para ele. Seja por um valor inicial ou seja em alguma instituição voluntariamente. Comecei voluntariamente e isso fez toda diferença em minha caminhada.

2) Não saia de um curso, faculdade ou pós “se sentindo” o super profissional. Nenhum de nós somos. O aprendizado é constante e na maioria das vezes a teoria é mais difícil na prática.

3) Se você tem experiência, organize seu portifólio. A melhor maneira de adquirir novos clientes é apresentando o que você fez e assumir novos desafios.

4) Conheça o segmento que você atua. Faça benchmarking. E também estude mercados semelhantes.

5) Quando falamos de igrejas e ministérios, tenho feito pesquisas no Brasil e no exterior. A grande maioria não possui contratados na área de comunicação. Não se iluda quanto a isso. A maioria das igrejas contam e vão contar com voluntários. Se não consegue voluntariar alegremente, talvez isso não seja para você.

6) Algumas vezes vejo igrejas que contratam alguém para o design ou vídeo. Se eu posso te dar uma dica, invista nestas áreas além de sua formação acadêmica. Se vc é designer ou videomaker, aprenda mais sobre marketing digital.

7) Ainda não vejo igrejas fazendo grandes projetos de comunicação digital. O maior que conheço é o APP da Bíblia @youversion da @life.church que faz um trabalho primoroso ao levar a Bíblia em milhares de línguas e versões. Eles tem toda a minha admiração e respeito.

8) Já ouvi falar que feito é melhor que perfeito ou que copiar algo não é problema. Eu sou do time que devemos nos inspirar, e sim, criar algo com nossa cara, não fazendo cópias.

9) Cristãos, isso não se trata de quem tem mais seguidores, curtidas, views, arte “mais bonita, moderna, clean”. Se trata de propósito.

10) NUNCA, JAMAIS SE ESQUEÇA, TUDO ISSO É SOBRE JESUS, nada é sobre nós. Se a Comunicação de sua igreja/ministério/banda não aponta para Jesus, tem algo errado aí.

P.s.: Perdoem a ausência nos Stories e no FEED. Por conta de uma Tendinite Aguda e insistente, resolvi gastar minhas energias no meu novo trabalho e dar um tempo nas minhas redes. Tem sido bom para refletir sobre o meu futuro e o que o Senhor tem para mim. Confesso que pensei em desistir de compartilhar as dicas, pelo menos por um tempo. Afinal, tem tanta gente produzindo conteúdo na Internet. Tanta gente copiando descaradamente… Me senti desanimada mesmo. Mas, eu recebo mais msgs com dúvidas de estudantes ou de pessoas que estão começando na área. Hoje mesmo recebi um pedido de ajuda sobre como montar um portifólio sem conseguir cliente. Ovelhinhas, eu já passei por isso e achei por bem postar, não desistir. Espero que este POST ajude alguém. Jamais vou postar por postar. Se eu postar, só se for pra ajudar alguém. 🙏🏻👊🏻

Leia mais

O que a Marvel pode nos ensinar sobre Marketing? – Social Media Week SP 2019

SÃO PAULO, SP 09 a 13.09.2019 – SMWSP – São Paulo/SP. Social Media Week São Paulo acontece de 09 a 13 de setembro na ESPM, Vila Mariana, São Paulo. Crédito obrigatório de acordo com a lei 9.610/98. (Foto: Ale Frata/ESPM)

Minha palestra “O que a Marvel pode nos ensinar sobre Marketing?” No Social Media Week São Paulo deste ano está disponível para assistir on-line:

// ASSISTA AQUI //

É tão incrível. Estava me lembrando da primeira palestra que falei na vida. Foi em julho de 2002. Ensinei a equipe de vendas da empresa onde trabalhava a enviar e receber e-mails. Anexar cotações e planilhas. Explicar o que era Internet e Intranet. Pasmem.

De lá pra cá muita coisa aconteceu em minha vida e carreira. E mesmo com toda experiência e anos de estrada, a verdade é que em toda palestra dá um frio na barriga, uma pintadinha de nervoso. Mas, sempre penso nas pessoas que escolheram estar ali para me ouvir. No conhecimento adquirido que pretendo passar e nos feedbacks maravilhosos ao final de cada palestra.

É o que mais amo fazer na vida!!! Se puder, assista a palestra! É a primeira vez que falo sobre marketing e Marvel, sai da minha zona de conforto e falei de um tema novo em minha trajetória. Espero que tenha algum insight maravilhoso. #smwsp #avengers #marvel #mlabs #elisamancio Vai ser ótimo ver seu feedback.

Agradecimentos especiais à @rkiso @socialmlabs @interney @smxp.com.br pela parceria, oportunidade e apoio. Ao maridão que sempre é meu primeiro ouvinte. Te amo @renato_lied ❤️ E à todos os presentes e aos que viram on-line! Quase lotamos o auditório em plena segunda-feira! Calculamos cerca de 225 pessoas ali! Uau! Obrigada, vocês foram incríveis!

Leia mais

Como falar em Público?

Palestrando no evento Up Date Wedding 2019

FALAR EM PÚBLICO • Sei que para muita gente é um desafio muito grande falar em público, dar uma aula ou palestra. Neste momento estou embarcando para São Paulo. Nesta segunda, 9/9, às 19h30, palestro sobre o tema O QUE A #MARVEL PODE NOS ENSINAR SOBRE MARKETING?

A palestra ficou muito legal mesmo! Mas, voltando ao assunto de falar em público, queria aproveitar e deixar algumas dicas para quem tem essa dificuldade. Nunca fiz aula de oratória, técnicas para dar aula, nem nada. Acho que nasci uma comunicadora nata. AMO FALAR! Quem me conhece sabe. 😂

1️⃣ Verifique se sua apresentação está OK na multimídia.

2️⃣ Tire uns minutinhos para se concentrar e recapitular o que preparou.

3️⃣ Tome água na temperatura do ambiente em que você está para não agredir sua garganta. Te ajuda a evitar perder a voz.

4️⃣ Comece a palestra/aula agradecendo a presença de todos, afinal, elas estão ali porque querem ouvir você. Depois agradeça aos organizadores/instituição pelo oportunidade.

5️⃣ Particularmente eu amo palestrar olhando nos olhos das pessoas. Meus olhos percorrem toda a plateia buscando os olhinhos interessados. Há pessoas que têm dificuldade de fazer isso. É bem comum escolher um ponto fixo na parede no fundo da plateia e focar nele para conseguir falar.

6️⃣ Lembre de sorrir e ser empático, mesmo quando o assunto é sério ou até desagradável. O mundo anda tão amargo… Um sorriso pode mudar o dia de uma pessoa. 😉

7️⃣ Quando abrir para perguntas, se alguém te perguntar algo que não sabe, não fique constrangido. NINGUÉM sabe tudo. Pegue o contato da pessoa, diga que vai pesquisar sobre o tema e envia o retorno posterior à palestra. Envie mesmo!

8️⃣ Não se esqueça de passar seus contatos nas Redes Sociais, site e telefone de contato. Novos negócios podem surgir.

9️⃣ Responda todas as pessoas que te mencionaram em alguma rede social por conta da palestra. Se puder, inclusive repost com um agradecimento. Até aprendi com o mestre dos vídeos @camilocoutinho a responder as pessoas em vídeo. Sempre que tenho mais tempo faço isso. As pessoas ficam felizes e surpresas com nosso retorno.

🔟 Fale sempre sobre o que você domina, de maneira natural

Leia mais

Não desista de viver!

TENTEI SUICÍDIO 3 VEZES! ❤️ Hoje quando ia para o trabalho, sol de 1 da tarde, escaldante, passava pelo sinal da avenida do Contorno com a Tereza Cristina em BH e vi uma cena que me fez sair lágrimas dos olhos.
Uma moça segurava uma cartolina branca escrita à mão: NÃO DESISTA DE VIVER. Estamos no Setembro Amarelo e nunca me envolvi diretamente na campanha, mas, poucas pessoas que já conviveram comigo sabem da minha história.

Conheci Jesus quando tinha 24 anos, ou seja, depois desses episódios. Me casei aos 19 anos, muito nova, imatura, vivia um relacionamento abusivo do mais alto nível. Agressões físicas e verbais. Não tinha coragem de contar para ninguém e nem de pedir socorro. Eu só pensava em acabar meu sofrimento acabando com minha própria vida.

Lembro que em uma das vezes que tentei fazer isso, fui levada para o hospital de ambulância, semi desacordada. Tanto na ambulância, como dentro do hospital todos os profissionais da saúde me trataram muito mal. Além de tudo que eu passava, de saber que meu agressor estava lá fora me esperando, lidei com pessoas que estavam ODIANDO me salvar, já que eu queria morrer. Ouvi isso das enfermeiras.

As lágrimas escorriam no meu rosto. Me sentia humilhada, um lixo humano por tentar escapar do meu sofrimento sem pedir ajuda. Algumas agressões depois e com a outra pessoa apagada pelo uso de álcool e drogas, lembro de sentar no chão do quintal onde morava. Na terra mesmo. O céu estava tão lindo e estrelado. Sempre amei olhar o céu. Eu disse: Deus, minha vida acabou aqui? Aos 22 anos? Não tem mais chance pra mim? Por favor, me ajuda a sair dessa?

Eu não podia ter filhos, por um problema no útero. Foi quando descobri que estava grávida e entrando no 4º mês de gestação da Sarah. Me lembrava da história da Sara e de Abraão da Bíblia, por causa de uma música da Aline Barros que eu tinha ouvido. Deus me deu uma força tão grande, mesmo sem andar ainda com Ele. Minha filha nasceu, linda e saudável. E eu? Tive forças para sair daquele relacionamento que me levaria a morte. Deus enviou a Sarah para me livrar da morte. Em dezembro ela faz 18 anos e posso dizer para vocês: vale a pena viver, JESUS NÃO DESISTIU DE VOCÊ!

Leia mais