Voluntariado na Igreja, como lidar?

💜 VOLUNTÁRIO • vo.lun.tá.ri.o – adj. (Dicionário Michaelis) leia até o fim!

Que é feito espontaneamente, por vontade própria, sem obrigação ou controle; espontâneo.

… Indivíduo que realiza um trabalho apenas para prestar ajuda ao próximo ou a uma instituição, sem receber remuneração.

🧡 Há algumas semanas fiz um post aqui dando dicas de como organizar melhor o trabalho voluntário nas igrejas. Na legislação do nosso país o 3º setor pode receber este tipo de ajuda, sendo a prática mais conhecida em igrejas e ONGs.

Desde o meu post venho recebendo inúmeras mensagens de profissionais que VOLUNTARIAM na igreja, mas, acham que ela DEVERIA pagá-lo pelo serviço prestado.

Peraí, acho que está havendo uma baita confusão aqui. No próprio dicionário aprendemos que trabalho voluntário não é obrigação e sim uma ajuda ao próximo. Como assim eu quero COBRAR o job da igreja?

Manos e manas, vamos esclarecer algo? Todos nós que lidamos nas áreas de Comunicação e Multimídia das igrejas precisamos estudar muito e nos capacitar tecnicamente. É caro, é cansativo, é desgastante. Como também há casos em que o voluntário não sabe muito, mas, se especializa e se capacita por praticar sua atividade na igreja.

O ponto aqui é:

.por que você se voluntariou na igreja?
. qual a sua motivação?
. servir ao próximo?
. rechear seu portifólio?
. (não estou julgando que qualquer uma dessas coisas estejam erradas).

Se você pensa que a sua igreja deveria te pagar e tem condições para isso, converse com o seu líder.

Se você acha que sua igreja não tem condições de te pagar, mas, não concorda com isso, pare de voluntariar. Voluntariado não é obrigação, é servir.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que DEU seu filho unigênito para que todo aquele que crê não pereça, mas, tenha a vida eterna”. (João 3.16) grifo meu

O nome que está acima de todo o nome, JESUS, se voluntariou para morrer em meu e no seu lugar. O que é uma arte, um texto, uma foto ou uma edição de vídeo pelo preço que Ele pagou por mim e por você?

REFORÇANDO: não acho errado cobrar pelo seu job. Mas, seja sincero no seu coração e com seu líder. Você não quer servir, você quer vender seu serviço e pronto.

Agora, se o seu coração se alegra e tem prazer em servir com seus dons e talentos. Faça e faça cada vez melhor, treine, capacite pessoas e deixe o seu legado.
Feliz é aquele que dá com alegria! Pense nisso.

P.s.: Como é o voluntariado em sua igreja? Como vocês lidam com isso? Compartilhe aqui nos coments e nos ajude a pensar melhor sobre isso.

Amo vocês ovelhinhas digitais! 🐑

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Comunicação em igrejas – 12 pontos essenciais para o seu trabalho!

🚀 Comecei a trabalhar quando tinha 12 anos na mercearia dos meus pais, no interior de MG. Desde cedo aprendi sobre ter responsabilidades, atender bem as pessoas e a sonhar com meu futuro profissional.

Aos 15, além de trabalhar com meus pais me tornei colunista do jornal da cidade. Sim, ansiava estudar Jornalismo.

Ao longo da vida devo ter passado por cerca de 14 empregos/estágios. Sendo que as pessoas com quem mais trabalhei foram o André Valadão (quase 4 anos) e o DT (quase 5). De todos os jobs, fui demitida de 3 (nenhum no jornalismo) e pedi demissão da maioria, um deles há 4 anos. Todo mundo, até meus pais, pensaram que eu estava louca. Como assim deixar um emprego “estável” para cumprir uma missão?

Para as pessoas não fazia sentido, mas, eu dizia: vou ser ESCRITORA E PALESTRANTE, vou viajar o mundo conscientizando as pessoas sobre o uso consciente e eficiente do meio digital. Sim, isso está mesmo acontecendo.

Posso dizer que até aqui o Senhor nos ajudou. São 2 livros lançados, o 3º chegando… perdi a conta de quantas palestras ministrei até o momento, vou recontar, e ainda, com quantas pessoas eu já falei. Temos uma comunidade no Face com mais de 2.700 pessoas (MÍDIAS SOCIAIS NA IGREJA), uma lista no WhatsApp de 1.700 (COM DICAS DE MÍDIAS SOCIAIS), 13 mil aqui no Insta e 16 mil no Twitter. Para nós não são números, são pessoas que queremos alcançar!

Tenho conhecido pessoas incríveis nesta jornada e vivendo intensamente cada oportunidade que a vida nos dá (eu e Renato estamos super nessa juntos ❤️❤️).

1️⃣ Tenha fé.

2️⃣ Faça seus planos. Compartilhe com quem é capaz de sonhar com você.
Nem todo mundo que te chama de “migo” é seu amigo.

3️⃣ Estude. Tenho foco, força e fé.

4️⃣ Faça o melhor com o que você tem em mãos.

5️⃣ Ajude as pessoas, sem esperar nada em troca.

6️⃣ Use o Trello para gerenciar suas tarefas.

7️⃣ Trabalhe duro.

8️⃣ Descanse.

9️⃣ Usufrua ao máximo da companhia das pessoas que você ama.

🔟 Leia mais livros, escute mais músicas e PODCASTS.

1️⃣1️⃣ Discuta menos.

1️⃣2️⃣ Foque menos na realização dos outros e trabalhe nas suas! 🙏🏻👊🏻

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TBT com dicas? Temos! 5 dicas para a Comunicação de igrejas

TBT COM DICAS? TEMOS • Hoje o #TBT é de um tempo que passou e não volta mais. Por mais de 10 anos servindo como voluntária nos congressos e gravações do DT.

Hoje o Facebook me lembrou que fazem 5 anos que fizemos esta foto no estúdio da Quartel. Me fez lembrar de toda minha trajetória como cristã convertida. Conheci Jesus por um CD emprestado do DT. O ano, 2002, o CD, Preciso de Ti. Nunca passou pela minha cabeça trabalhar em comunicação na minha igreja.

Estava estudando Jornalismo quando comecei a ajudar voluntariamente na Lagoinha. Só Deus sabe quantas noites virei fazendo planejamentos, criando textos, editando fotos, orando e chorando para Deus me capacitar, sempre com o propósito de ser excelente em prol do Reino.

Se posso deixar 5 dicas deste tempo ao lado do @dtoficial e da @anapaulavaladao é:

1) Aproveite o tempo e as pessoas no lugar que você está hoje. Todos tem muito a te ensinar e um dia você sentirá saudades.

2) Trabalhe com planejamento, organização e pessoas capacitadas que te respeitam.

3) Sempre tenha atenção com a identidade visual. Padronizar os canais digitais de um ministério é essencial. Comunicar o público sobre lançamentos e novidades primeiro nos canais oficiais é um presente para quem acompanha.

4) Registre os momentos desta história. Faça relatórios e tenha ciência das conquistas ao longo do caminho. Nunca vou me esquecer que na página do DT no Face fomos de 66 mil curtidas para 5,2 milhões em 1 ano e meio. APENAS com conteúdo orgânico. (Saudade alcance orgânico! Rs).

5) Mantenha a imprensa informada com releases bem escritos. Vai enviar uma pauta para a mídia? Pense no jornalista e no que ele vai precisar para publicar a notícia o mais rápido possível.

– Capriche no release: destaque as qualidades técnicas do projeto, pegue “aspas” dos participantes, dê informações que não estão em outros lugares.

– Envie pelo menos 2 fotos em alta resolução com crédito do fotógrafo.

– Faça um breve resumo da carreira do grupo, principais números, dados, etc.

– Envie o áudio da música de trabalho em .mp3 para as rádios.

– Se for clipe para canais de TV, envie link para download.

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Comunicação para Igrejas – CAPACITE-SE!

Capacite-se! [LEIA ATÉ O FIM]

Hoje estou reiniciando 21 dias de jejum e oração com o devocional Comunicando o Reino. E vocês são meus convidados para acompanhar esta jornada. O link (gratuito) está no meu perfil e nos stories!

Quando falamos em capacitação, falamos sobre estudo, treino, aprendizado. Ali em 2 Timóteo 2.15 somos estimulados a estarmos preparados! Tenho aprendido que por mais que você sinta que cumpriu sua missão nos estudos, eu te digo que tem mais.

Para vocês terem ideia. Atualmente estou concluindo uma Pós a distância, em Marketing Digital, pela PUC Minas, estou estudando Teologia EAD pelo @stcarisma e estudando inglês lá na firma. Sem falar em outros cursos paralelos que estou fazendo.

Não é ser a “louca” por cursos, mas, por conhecimento, atualização e sempre pensando nos melhores conteúdos e soluções para você.

Hoje trouxe a dica de 8 cursos on-line e gratuitos (é só pesquisar os termos no Google)! Se liga na parada:

1️⃣ Creators Academy (YouTube)
2️⃣ Facebook Blue Print (do próprio Face e Insta)
3️⃣ Twitter Flight School
4️⃣ Inbound Marketing – Hubspot
5️⃣ Inbound Marketing – Rock Content
6️⃣ Outbound Marketing – Rock Content
7️⃣ Produção de Conteúdo – Rock Content
8️⃣ Marketing de Conteúdo – Rock Content

Sim, para ter bons e duradouros resultados precisamos de estudo, perseverança e constância.

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Como criar personas (público-alvo) para minha igreja???

☂️☂️Falar sobre Planejamento é fácil, difícil mesmo é estruturá-lo e colocar em prática. Hoje quero falar com vocês sobre CRIAÇÃO DE PERSONAS.☂️☂️

◾ PÚBLICO-ALVO: são um grupo específico de pessoas com perfis semelhantes, algumas vezes considerados por faixa etária, sexo, áreas de interesse, profissão, entre outros pontos. O público-alvo ajuda nas decisões de Marketing e Vendas das empresas. No caso das igrejas, ajuda a entender qual tipo de ação fará para cada divulgação. Público interno, externo, os stakeholders. Não vendemos produtos, mas, carregamos a mensagem da cruz e cremos que poderemos alcançar o máximo de pessoas possível (Mc 16.15).

◾ PERSONAS: já as personas são mais específicas. As definições são criadas a partir da observação de pessoas reais, entrevistas e estudos que apontam muito claramente, e com mais precisão, quando devemos agir dentro da jornada do cliente/pessoa.

Diferente do público-alvo em que desenvolvemos muitas ações de massa, com as personas detalhamos cada etapa do dia e da jornada dela para entrarmos no dia delas no momento mais assertivo possível.

Como criar Personas. De fato não é fácil, mas, é maravilhoso. Por exemplo, em qual horário mais ouvem música? Qual idade essa pessoa tem? Com o que trabalha? Qual o processo de decisão dela? Que tipo de música ouve? Que tipo de Internet tem acesso? Entre muitos outros detalhes.

◾Você descobre sobre isso:
🚀Observando
🚀Entrevistando
🚀Conversando
🚀Fazendo pesquisas, enquetes
🚀Entre outros tantos comportamentos.

A jornada do cliente ou do membro da sua igreja não é diferente. É preciso aprender interpretar comportamentos e construir seu plano de ações considerando a experiência de cada um, seja ON ou OFF-LINE.

◾Qual a melhor hora para postar?
◾Que tipo de comunicação usar? Foto, vídeo, arte, podcast, e-book?
◾Como se diferenciar?
◾Como se destacar?

[DICA EXTRA] A Rock Content e a Resultados Digitais desenvolveram uma ferramenta gratuita que pode te ajudar a criar personas: www.geradordepersonas.com.br

Já fiz alguns posts sobre Planejamento no meu blog – link na bio, só pesquisar na lupa 🔍.

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O QUE A MARVEL PODE NOS ENSINAR SOBRE MARKETING? TÔ NO BOND DA MLABS

💡Minha palestra: O que a Marvel pode nos ensinar sobre Marketing? Não só foi APROVADA para o @smwsaopaulo como está na trilha dos meus amigos e parceiros @socialmlabs ❤️👍🏻 – que honra, só palestrante de alto nível nesta trilha!!!

Pelo 4º ano serei palestrante no Social Média Week São Paulo, saindo totalmente da minha zona de conforto para falar de um universo que eu AMO e vivencio desde a infância, as HQs e os super heróis.

Estou há meses estudando as estratégias adotadas pela @marvel@marvelbrasil para divulgação desde o filme do Homem de Ferro até o Vingadores Ultimato.

Claro, vamos falar sobre a história das HQ’s e a quase falência da Marvel (com os quadrinhos) que soube dar a volta por cima e ser hoje a principal referência no mundo dos heróis. Inclusive, trazendo pela primeira vez um de seus filmes a conquistar um Oscar.

Nós, profissionais de Comunicação e Marketing temos muito a aprender com o UCM. Vem comigo e com a @socialmlabs nesta jornada??? Espero vocês no dia 09/09, às 19h30, no Social Media Week São Paulo, na ESPM.

Até o momento mais de 250 pessoas já confirmaram presença! Garanta sua entrada por um valor simbólico. INGRESSOS COM 50% DE DESCONTO: use o código SMWSP_MLABS 🚀

https://www.facebook.com/events/2144102645700936/

P.s.: São mais de 10 anos atuando como professora e palestrante no meio digital e sem dúvidas este será um dos momentos mais incríveis da minha vida e espero ver vocês lá!

 

SERVIÇO
Palestra: O que a Marvel pode nos ensinar sobre Marketing?
Data: 09 de setembro
Horário: 19h30
Local: ESPM – São Paulo
Inscrições:

https://www.facebook.com/events/2144102645700936/

INGRESSOS COM 50% DE DESCONTO: use o código SMWSP_MLABS 🚀

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9 dicas incríveis para trabalhar a Comunicação da sua Igreja

VOCÊ SÓ VAI OBTER AS RESPOSTAS QUE PRECISA SE SOUBER O QUE PERGUNTAR!

Lendo hoje um post do @camilocoutinho vi que passamos por situações semelhantes aqui no Insta. As pessoas me procuram atrás de dicas sem saber exatamente o que querem.

Não existem fórmulas para trabalhar com Comunicação Digital, mas, sim, pesquisa, planejamento, implementação e dedicação.

1️⃣ É importante fazer uma pesquisa sobre sua instituição e seus canais digitais para um diagnóstico. A partir daí é construído um planejamento com informações sobre público-alvo, possíveis ações para serem desenvolvidas e direcionamento para executá-las.

Vejo instituições que aumentam o número de publicações nas redes sociais, no entendimento de que o importante seja a quantidade. Não! O que realmente importa é a qualidade de suas postagens. O conteúdo relevante, impactante, produzido com a “cara” da instituição tem muito mais chance de alcançar as pessoas do que postagens mecânicas.

2️⃣ Pelo menos uma vez por semana publique os horários dos cultos/programação.

3️⃣ Publique todos os dias (entre 9h e 15h) o horário do culto do dia. – pode ser nos Stories.

4️⃣ Agende pelo menos 1 versículo por semana.

5️⃣ Anote frases ditas nos cultos e crie artes (cards) com elas ou publique a foto de quem falou com a frase na legenda. Repercuta as pregações ao longo da semana.

6️⃣ É legal usar fotos de paisagens nas artes, sim. Mas, use fotos da própria igreja e das reuniões.

7️⃣ Vai produzir artes de divulgação? Coloque o mínimo de texto na arte. Deixe as informações complementares para a legenda.

8️⃣ Cuidado no uso de muitas cores e elementos na criação das artes. Pesquise sobre Paleta de Cores.

9️⃣ IMPORTANTE! Tudo que é divulgado no digital precisa estar atualizado com quem atende o telefone da igreja/ministério.

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Voluntários nas igrejas • 8 dicas especiais para as lideranças

1) Faça uma seleção de voluntários entendendo a motivação da equipe e alinhando expectativas (dos dois lados;

2) Muitas vezes o voluntário não tem experiência na área, cabe à igreja capacitar, treinar e motivar para que ele faça o melhor com o que tem em mãos;

3) Por falar sobre o que temos em mãos, VALORIZE o tempo do seu voluntário. Grande parte deles são estudantes, não tem um emprego fixo e muita dificuldade financeira para até mesmo se deslocar até a igreja. Se puder, ofereça um lanche ou uma ajuda no transporte.

4) Não confunda voluntariado com estágio ou emprego fixo. O voluntário doa daquilo que ele tem disponível. Então, crie uma escala de trabalho, com dias e horários pré-estabelecidos. Lembre que mais importante que ele servir, é que tenha uma vida espiritualmente saudável, que assista aos cultos, e não que fique o mês inteiro trabalhando em todos as reuniões, sem mesmo com tempo para cuidar de si mesmo.

5) Certifique-se de que o voluntário esteja sob uma liderança espiritual.

6) Seja gentil com sua equipe de voluntários. Eles são peça fundamental para que a comunicação das igrejas aconteçam. A maioria não tem recursos para contratar um profissional integral. Então cuide, proteja, treine, prepare e envie. Isso quer dizer. Se ele precisar de uma carta de indicação para trabalhar, seja o primeiro a indicá-lo.

7) Ore pela sua equipe e incentive para que compartilhem os testemunhos uns dos outros.

8) Lembre-se, voluntário não é funcionário. Peça que ele assine o termo de voluntariado previsto por Lei 9.608/98 e respeite isso. A sugestão é que seja um turno por semana.

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Treinamento de Redes Sociais com peças Lego? Como assim?

No último sábado, 13/7, ministrei um treinamento de Redes Sociais na @igrejabatistadalagoinha com representantes de diversas Lagoinhas e igrejas visitantes para cerca de 200 pessoas e assistido on-line por mais de 3 mil pessoas!

Além de dados atualizados sobre as principais redes sociais, falei sobre a importância de produzirmos conteúdo digital relevante, transformador e que gere impacto na vida de quem nos segue. Assim, como tenho visto muitos adolescentes evangelizando pelo Tik Tok.

Também falei sobre algumas sugestões de conteúdos, diversos aplicativos, exemplos de bom uso de Stories com templates prontos para cultos e eventos, aplicando fotos e vídeos com o APP Inshot.

Ao final preparei uma dinâmica com Legos a partir da palavra de Neemias 3. Neste capítulo Neemias faz o registro (como se fosse uma foto) de todos que ajudaram na reconstrução das muralhas de Jerusalém. A ideia foi mostrar, principalmente aos novos voluntários, que todos nós somos peças importantes na reconstrução das muralhas da Comunicação do Reino de Deus nos dias de hoje.

Independente se você é uma peça grande, média, pequena, de formatos diferentes, cada um é essencial para ajudar a fechar todas as brechas dos muros.

Fiz isso mostrando a muralha que construi e a diversidade de peças utilizadas. Juntas elas formaram uma construção perfeita.

Para fechar, destaquei o versículo que está em Neemias 13.31 em que ele ora ao Senhor pedindo para que não se esqueça dele e do trabalho de todos que estiveram nesta construção. Ou seja, é aquele sentimento de quem sabe que conseguiu cumprir a missão dada por Deus.

Cada participante recebeu uma peça Lego de presente mais uma argola de chaveiro com correntinha para construirem seus chaveiros. O objetivo foi criar um marco na vida de todos que participaram da dinâmica. Todas as vezes que olharem para o chaveiro, vão se lembrar que são peça fundamental na Comunicação do Reino de Deus!

Ainda esta semana uma versão editada do treinamento estará disponível no youtube.com/elisamancio se inscreva e ative as notificações para ser informado assim da postagem. PDF da apresentação, baixe aqui.  🔥

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O número de curtidas dos posts no Instagram foram ocultados, e daí?

Por que não conseguir ver o número de curtidas nas fotos de outros perfis não deveria te incomodar/apavorar?

1) Porque a base das redes sociais foi e sempre será relacionamento.

2) Espera-se que as pessoas e marcas publiquem conteúdos que aproximam outros de suas ideias e ideais.

3) Que as redes gerem diálogos e não propaguem informações falsas.

4) Bons conteúdos transformam a vida das pessoas, não simplesmente arrancam “likes”. E convenhamos, a convivência no ambiente digital está cada vez mais difícil. Antes mesmo de ler a legenda de alguém inicia-se uma guerra nos comentários.

5) Quem posta continua tendo acesso as curtidas do seu post. E como deveria ser, uma métrica para ser analisada diante de outras para checar se sua comunicação é eficiente.

6) Para as marcas, além do próprio Analytics das contas comerciais, existem ferramentas como @socialmlabs que irão continuar te ajudando na parte estratégica da produção do seu conteúdo.

7) Para quê mesmo você precisa saber quantas curtidas o coleguinha do lado tem?

8) Analise os conteúdos que você acompanha antes daquele “like” automático. Sinceramente como jornalista, produtora de conteúdo e estrategista em Marketing Digital, achei muito corajoso o INSTAGRAM abrir os olhos das pessoas para o que consomem e não para o que curtem. Quantas vezes você já curtiu um post sem ler a legenda? Curtiu porque era de um amigo ou influencer querido, mas, não por causa do que ele escreveu?

9) Aproveite o momento de mudança para rever o que posta não só no Instagram, mas, em todas as redes que você usa. Será que você publica exclusivamente em busca de aprovação?

10) Assim como nesta foto que escolhi para esta postagem, com a querida Fernanda, de Guarulhos, que tenhamos tempo para ouvir o outro e saber mais sobre ele (inclusive, sobre as marcas que segue). Escolhi esta foto não por acaso, mas, porque eu e a Fê conversávamos, depois de uma palestra minha. Foi um papo tão legal e agradável que nem vimos que alguém tinha registrado esse momento especial. Quando recebi a foto do @_igorferreiira – da @inchurchapp – fiquei tão feliz.

Precisamos ser mais assim, viver sem se importar em fazer pose. ⭐ O que pensam sobre isso? Deixe nos comentários! ⭐

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