Dicas de aplicativos para suas Redes Sociais em 2020

Ata! Então você pensa que é fácil produzir e publicar conteúdo de qualidade sozinho? Não mesmo!

E é por isso que trouxe algumas dicas de
Ferramentas pra vocês!

1. Edite fotos on-line de graça no pixlr.com
2. Publique stories todos os dias – fortalece seu perfil no Instagram – APPs que vão te ajudar: Unfold, Typorama, Hype Type, Story, StoryArt
3. Banco de imagens gratuitos: Unsplash e Pixabay
4. Edições de vídeos: inShot, Vue, Filmr, iMovie, Snow, Pinkscam, Unum, Vsco.
5. Tente publicar pelo menos um post no IGTV por semana.
9. Editar vídeos on-line de graça: Online Video Cutter

Local: Google for Startups – SP
📸 @renato_lied
🚀Further.
🚀Faster.
🚀Together.

* Acesse POST antigo sobre aplicativos para stories.

Leia mais

O que publicar nas redes da minha igreja? Versão 2020

Para te inspirar • início de ano, alguns ainda estão de férias e o tão sonhado planejamento de Comunicação para sua igreja e ministério não saiu ainda. Já fiz vários posts sobre este conteúdo, mas, é sempre bom trazer coisa nova.

Então, separei algumas dicas para te ajudar a caminhar em direção aos seus objetivos.
Publique
1. Mini devocional
2. Esboço de uma pregação
3. Dica de um livro
4. Sugira eventos/treinamentos
5. Foto com uma legenda inspiradora
6. Faça enquetes/perguntas
7. Faça lives respondendo questões da enquete
8. Use as hashtags certas
9. Evite fotos que identifique o rosto, e/ou ainda, o corpinho de crianças (sem roupa). O Instagram tem banido perfis por isso.
10. Versículos/Frases ou resumo dos cultos com referência bíblica
11. Esqueci, coloque vídeos de até 1 minuto legendado no feed – ou maiores no IGTV. No app inShot você consegue legendar. Não é automático. Dá trabalho, mas, fica ótimo!

Leia mais

Reflexões de uma mulher cristã para 2020

❤️ Tanto se fala sobre ser a Mulher de Provérbios 31. Aquela que sorri e olha para o futuro.

Mas, minha oração neste dia, para este ano, é que eu seja a mulher de Provérbios 31, sim. Mas, a completa, e não somente as partes que me “interessam”:

“Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.

Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos.

Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões. Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa e dá tarefas às suas servas.

Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha. Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos.

Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite. Nas mãos segura o fuso e com os dedos pega a roca.

Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres. Não teme por seus familiares quando chega a neve, pois todos eles vestem agasalhos. Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura.

Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra. Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes.

Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. Fala com sabedoria e ensina com amor.

Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça. Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: “Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”.

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada. Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade.”
‭‭(Provérbios‬ ‭31:10-31‬)

Leia mais

Eu sempre desisto de desistir – Carpinejar

Rolando meu feed no Instagram me deparei com esta frase incrível do escritor Fabrício Carpinejar: “Eu sempre desisto de desistir”. E não é que ela resume bem minha vida e quem eu sou?

Ser jornalista já não é uma das profissões mais fáceis. E acredite. Muito longe de qualquer glamour que você possa ter imaginado.

Como jornalista cristã, então, já tive dedo na cara, “você sabe com quem está falando?”, “você não escreve bem”, “você não entende ‘de igreja’, “você nem é ‘pastora’? Sim, os desafios são muitos.

Em um país com pouco mais de 210 milhões de brasileiros e cerca de 42 milhões de cristãos, o que nos falta não são formação acadêmica ou eclesiástica, mas, o puro e simples conhecimento do Evangelho. E disso não abro mão! Todos os dias tenho meditado e aprendo mais sobre Jesus.

Sorria mais. Seja aquela pessoa que transmite fé, esperança e amor! Seja aquela pessoa que todos sentem falta quando você não está!

Seja aquela pessoa de sorriso fácil e braços abertos, com a Palavra certa nos lábios.

O que precisamos não são de mais pessimistas, mas, de pessoas com o coração transbordando de fé!

“A fé mostra a realidade daquilo que esperamos, ela nos dá convicção de coisas que não vemos”. (Hebreus 11.1) NVT.

No amor de Jesus, Feliz 2020!

 

Elis

Leia mais

2019 – o ano que a IGREJA se perdeu na Internet

🙏🏻🚀 2019 • 2020 – “Olha essa vida vai passar rápido”… – Marcela Taís). Passei por tantas igrejas, palestras e cidades este ano… Como sou grata ao Senhor por este privilégio!

Agora em janeiro completo 17 anos de minha real experiência com Jesus Cristo. E ainda, 13 anos servindo a comunicação de minha igreja local. Os tempos eram outros, mas, o propósito não mudou.

Marcos 16.15 – Ide pelo mundo todo e pregai o Evangelho à todas as pessoas. A Internet sempre foi em minha mente uma ferramenta agregadora para auxiliar a igreja a levar mensagens de fé, amor e esperança cada vez mais longe.

Quando comecei neste segmento já haviam jornalistas cristãos atuando em diversas áreas, não especificamente no digital. Mas, foi neles que me inspirei. A experiência deles me ajudou muito.

2019 é um dos anos que vi a igreja mais crescer no meio digital. Mas, também se perder. Ouvi, li e vi tanta tristeza nos bastidores, de quem buscam mais likes do que conduzir pessoas ao céu.

“Lembre-se porque começou”. Se hoje continuo neste caminho de despertar as pessoas para o uso consciente e eficiente do meio digital em prol do Reino de Deus é porque creio naqueles que não se corromperam no meio do processo.

Cuidado, com os lobos vestidos com peles de ovelha como nos alerta Mateus 7.15. Não existe trabalho fácil.

Existe:
* Oração
* Submissão
* Planejamento
* Trabalho honesto e fiel
* Foco nas coisas do Alto

Tudo aquilo que você precisa para fazer um bom trabalho de Comunicação o Senhor vai prover. Lembra? Ele trás aos lábios aquilo que precisamos falar e a sabedoria, se pedirmos à Ele.

Vigie, atente seu coração, cuidado com os enganadores. Nós estamos falando de almas no céu e não sobre igrejas cheias ou vazias. Até porque número de seguidores e igrejas cheias não são sinônimo de salvação. Tudo é VAIDADE.

“Pai, oro a Ti! Nos sustente neste novo ano. Dependemos puramente da Sua graça, por tão alto PREÇO, o sangue de Jesus”.

De sua filha e serva,

Elisandra

P.s.: Feliz 2020!

Leia o devocional Comunicando o Reino gratuitamente aqui na Internet.

Leia mais

Quem seguir no fenômeno Tik Tok?


Para quem me acompanha sabe que estou falando sobre o fenômeno TikTok desde agosto de 2008. Minha filha está lá tem tempos e foi me dando toques e dicas para entender a rede. No início deste ano mergulhei nela, comecei a interagir e me surpreendi com a quantidade ENORME de adolescentes e jovens evangelizando dentro da rede.

Lembrando que o TikTok é um aplicativo gratuito que funciona – no momento, exclusivamente – para smartphones. O TikTok para quem não sabe é o antigo Musical.ly. Lembram dele? Só que agora a rede é muito mais dinâmica, cheia de desafios, filtros, hashtags, e muitooooo conteúdo variado. Costumo dizer que vai do lixo ao luxo. Vai do gosto de cada um, pois, é você que vai “orientar” o algoritmo sobre o tipo de conteúdo que você gosta ou não.

Por exemplo, se você ver um vídeo com música ou conteúdo que considere ofensivo é só clicar em cima dele, segurar um pouco, e em seguida clicar em “NÃO INTERESSADO”. Aquele tipo de conteúdo vai parar de aparecer pra você.

Mas, como a tia Elis aqui é muito gente boa, separei para vocês alguns perfis que gosto de seguir por categorias,  assim você já chega na rede seguindo conteúdos legais. Bora? Ah, e quando for seguir estas pessoas, não esqueçam de comentar: “Te segui por causa da @elis.amancio” – fechou?

<<EVANGELÍSTICOS>>
@abigahmendes
@afonsomolina_
@alex_ludke
@andressaeccoprime
@biancapotiguara
@chloekinnamon
@collinlabrosse
@dmandy
@emmaaa.ros
@emilytsen (amo essa menina!)
@eudesss
@eufelipepardo
@grayson.bearden
@helloisyreis
@larifideles
@lifechurch
@ludmilamendes41 (and K-POP)
@luiz_said
@mihreiss
@missiasnaty
@najulhapettini
@patricia_start
@raone_araujo
@ron.carpenter
@thorcrente
@vivendopradeus

 

<<DICAS PARA FOTOGRAFIA>>
@bonnierzm
@brianbosche
@haydos_pedersen
@ibugou
@marcel_kuempfel

 

<<FAÇA VOCÊ MESMO/CRIATIVIDADE/DIVERSOS>>
@draason
@faztambem
@greicedsantos
@inglescomrobertoforte
@juliamenugarcia (ensina como fazer vídeos legais)
@lucianodvs11 (receitas de caneca)
@luizbitencourt (prof. de Inglês)
@mrsstylessantos (uma gringa tentando aprender português)
@pablojamilk (aulas de Português)
@profandressacirqueira
@shandonrlarenty (aparentemente, um veterinário que vive em uma savana com muitos leões amigos dele)
@tilt_uol
@uol

 

<<ENGRAÇADOS>>
@arthubastos
@biel_boni (melhores dublagens de crianças)
@cznburak (um cozinheiro muito louco da Turquia, sério sigam)
@evysouzaoficial
@karin_medeiros (dubladora)
@let_oliveira05
@micheubrito
@patriciapamm (humorista)
@soueunavida
@tatawerneckreal
@thorgordao

 

<<MARKETING DIGITAL>>
@garyvee
@lucianolarrossa
@masterclassbr (perfil que ensina como usar melhor o TikTok)
@rkiso

Se tiver mais alguma sugestão de perfil, deixe aqui nos comentários!

Leia mais

48 milhões de brasileiros não tem acesso à Internet

A Internet não é a panaceia da humanidade. Ao meu ver, é sem dúvidas uma ótima ferramenta para levarmos a mensagem do Reino de Deus cada vez mais longe, mas, não é a única! Precisamos dos impactos missionários, evangelísticos, de sustentar os missionários que estão no campo (não apenas com dinheiro, mas, em oração).

Por que eu sempre digo que as ações on-line não substituem as ações off-line? Exatamente por causa de pesquisas como estas Cetic (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), ligado ao Comitê Gestor da Internet do Brasil. Cerca de 48 milhões de brasileiros NUNCA acessaram a Internet. São os excluídos digitais.
Seja luz on e off-line (Mateus 5.16). Você que me conhece sabe que sempre digo isso. E é exatamente por entender que o desafio da igreja não é a Internet, em si, mas, todos os povos não alcançados.
Mais do que fotos bonitas, feeds organizados, que tenhamos compromisso de orar e levar a Palavra de Deus aos confins da nossa nação e de toda a terra.
Se puder, faça um post em suas redes sociais hoje incentivando que as pessoas orem pelos missionários. Divulgue impactos evangelísticos. É muito real que os excluídos digitais estão diretamente aos excluídos sociais.
#oreporummissionário
No amor de Jesus,
Elis e Renato
Leia mais

BERT – o novo algoritmo do Google

O Google acaba de anunciar uma mudança muito significativa em seu algoritmo, o BERT. Até então os resultados de buscas do Google estavam mais relacionados à palavras-chave. Entretanto, o jogo mudou. Graças ao avanço da Inteligência Artificial quando alguém fizer uma busca, o BERT fará uma leitura do seu contexto e trará respostas mais relacionadas à sua realidade local.

Por exemplo, se você pesquisar: visto Estados Unidos Brasil. Antes ele te respondia opções sobre vistos tanto dos Estados Unidos para o Brasil, quando do Brasil para os Estados Unidos. Hoje, graças ao BERT, ele identifica que você está no Brasil e te direciona, inclusive, para o site do consulado mais próximo à você.

Fique atento às mudanças. As estratégias de SEO tão estudadas e fundamentadas terão que passar por uma reestruturação significativa. Saímos da era das palavras-chave e entramos na era dos sentidos.  Pense sobre isso.

 

Elis Amâncio
Adaptado de: Tech Tudo.

 

Leia mais

Trajetória de uma jornalista cristã

TRAJETÓRIA • Comecei a trabalhar aos 12 anos, no comércio que meus pais tinham no interior de MG. Aprendi a ter responsabilidade muito cedo.

Aos 15 anos me tornei colunista do jornal da cidade contando a história do Ayrton Senna. Fiz isso dos 15 aos 18 anos.

Dos 18 aos 28 trabalhei nas áreas administrativas e financeiras de atacadistas. Pelas intempéries da vida só fui fazer faculdade de Jornalismo aos 25 anos, por meio de uma bolsa integral que consegui fazendo Enem e ProUni.

Aos 28, fiz meu primeiro estágio em redação no Sistema Globo de Rádio (Rádio CBN) BH. Ali aprendi muito sobre Hard News e redação jornalística. Ao mesmo tempo iniciei meu trabalho voluntário em minha igreja, Lagoinha. Trabalhei em uma agência de Comunicação e Marketing, aprendi muito. Ainda nos idos do Orkut.

O André Valadão me “descobriu” na redação do Lagoinha.com e me deu a oportunidade da minha vida, fui trabalhar como assessora de imprensa dele. Como aprendi! Depois vieram Lu Alone, Mariana Valadão, Canzion, Discopraise, Thalles, Nívea Soares, Sony Music Gospel, Graça Music, Joe Vasconcelos, Ao Cubo, Jeremy Camp, Jó 42, DT e tantos outros.

Nem imaginava que meu hobby – compartilhar dicas sobre o meio digital – se tornaria minha principal atuação. Após mais de 12 anos na área meu foco tem sido palestras e treinamentos de COMUNICAÇÃO para IGREJAS e MINISTÉRIOS, consultorias, e claro, continuo postando DICAS para vocês. Um blog com mais de 1.100 artigos publicados, outros em diversos sites e revistas, dois livros: Mídias Sociais na Igreja e Comunicando o Reino.

Este mês finalizando um ciclo, uma pós em Marketing Digital focado em Negócios pela PUC Minas, e se Deus me permitir, ano que vem iniciar o sonhado mestrado. AMO, AMO, AMO compartilhar conhecimento.

Na foto, gravações especiais para uma série muito especial que gravei para a @1bigmedia e o Gospel Hits – eu não paro! Sigo firme nas promessas de Jesus e proclamando o Reino até que Ele venha!

Por que estou te contando tudo isso? Sou uma improvável de Deus. A 2ª universitária da família. Sem condições alguma para estudar, mas, fui lá e fiz. Tenha foco e esteja sensível a voz de Deus! Vá e cumpra seu chamado.

Seja luz, on e off-line! (Mateus 5.16)

 

P.s.: Meu Linkedin: https://www.linkedin.com/in/elisandra/

Leia mais

A Comunicação Cristã é para os humildes

Foto: Leo Kleemann

Humildade • criamos posts para nossos seguidores, não para inflar nosso ego.

Enquanto voltava para casa hoje lembrei de alguns clientes que já atendi ao longo dos últimos 12 anos. Trabalhei com os mais diferentes tipos de denominações, ministérios, bandas, músicos, escritores, pastores.

O que isso tem a ver com humildade? Muita coisa. A COMUNICAÇÃO é eficiente quando o seu público entende sobre o que você está falando. Nós, como comunicação, criação, mídia, multimídia, marketing, seja lá qual nome você dá ao ministério de sua igreja, precisamos ter HUMILDADE e assumir que não sabemos tudo.

1. A Comunicação é produzida para atrair o seu PÚBLICO. Para isso precisa ser agradável aos olhos dele é não (apenas) ao SEU.

2. Quando criar algum tipo de conteúdo lembre-se que muitas vezes (muita mesmo) você não é o público-alvo da comunicação que você produz.

3. O conteúdo que você cria não é e não pode ser INTOCÁVEL! Nem seu texto, arte, foto, vídeo, áudio são perfeitos só porque você “achou” lindo. Mostre seu material para outros, ouça as opiniões e críticas, quando fundamentadas, lógico. Mas, se você está gastando tempo defendendo “sua arte”, provavelmente ela é ineficaz mesmo.

4. Comunicação eficiente não se explica. ⠀

5. Você já sabe, mas, é bom lembrar. Humildade não tem a ver com classe social.

6. Trabalhe pensando SEMPRE em quem o material está direcionado. Sabe a jornada da sua persona? Sabe MESMO? Imagine como é o dia dela. Em que tipo de momento ela será impactada pelo seu trabalho? Será que vão se interessar ou rolar a tela? ⠀

7. Não é porque você gosta de tendências, de materiais super modernos e clean que seus seguidores vão gostar. ⠀
Não adianta ter um portfólio “LINDO” aos seus olhos e um monte de clientes e seguidores insatisfeitos. Baixe a bola. Não somos tudo isso não.

O comportamento e o hábito das pessoas estão mudando tão rápido quanto a tecnologia.
Mais do que ser um especialista em algo, seja humilde. A humildade abre portas enquanto a arrogância fecha.

Vocês já passaram ou sentiram algo semelhante? Já se sentiram obrigados a usar um determinado conteúdo que não foi eficiente?

Leia mais