5 dicas essenciais para o Instagram de sua igreja

Estou sempre pesquisando perfis de igrejas e ministérios no Instagram. Tanto para me inspirar, quanto para encontrar inspirações e boas práticas.

Nesta jornada consegui identificar 5 pontos que são essenciais para um bom alcance das publicações e que muitas vezes as igrejas não utilizam. Então, separei para vocês:

1) Escolha um bom nome para o perfil. SIM!!! Isso é essencial dentro da comunicação de uma igreja. Um monte de siglas para quem não conhece não fazem muito sentido. Coloque-se no lugar de quem vai pesquisar o nome da igreja no Instagram. O @ é tão importante quando a imagem que está no perfil. Sugiro nomes mais curtos, que são mais fáceis de se identificar, ou mesmo se forem mais longos que tenham real sentido.

2) Coloque uma imagem no perfil que represente sua igreja. A maioria das igrejas usam suas próprias logomarcas como imagem de perfil, o que funciona muito bem! Mas, aqui podemos destacar um tema muito importante, a identidade visual da igreja. Ou seja, é quando você usa a comunicação visual para dialogar com as pessoas na igreja local, nas redes sociais, nas peças gráficas, placas de identificação da igreja e em todas as esferas onde atua. É interessante pensar no visitante que esteve pela primeira vez em sua igreja. Ao pesquisar sobre ela, encontra um perfil em que nada na imagem reflete o que ela viu na igreja. Vale destacar que a logomarca e as cores usadas auxiliam muito neste processo. Posso destacar aqui 5 igrejas que fazem um ótimo trabalho neste quesito nas redes sociais (confira o Instagram – feed e stories, Facebook e outros canais destas igrejas): @casadediosoficial @oitavaigreja @somosaponte @novaigreja @elevationchurch

3) Poste mais vídeos e fotos. Sempre que eu indico isso já imagino os designers chateados comigo. Mas, a questão é o excesso de publicação de artes. Muitas vezes repletas de textos e elementos visuais. São poluídas visualmente. Tudo em excesso é ruim, correto? Então analise o feed destas 5 igrejas que mencionei acima. Pode observar que os posts que possuem maior alcance, curtidas, comentários/engajamentos são exatamente as publicações com vídeos e fotos. Por que isso acontece? Quem já assistiu minhas palestras e treinamentos sabe: vídeo tem mais alcance que fotos, que tem mais alcance que artes. Simples assim. A ideia é você criar um feed criativo que valorize as pessoas. Geralmente as igrejas tem mais engajamento em posts que aparecem fotos/vídeos de suas lideranças. Isso porque os internautas já se identificam com eles. Para quem curte o uso de artes e não abre mão. Sugiro o uso da ferramenta do próprio Facebook para que verifique antes de publicar se o seu post tem informação em excesso. É só clicar aqui no Facebook Text Overlay e testar sua arte antes de postar.

4) Capriche nas legendas. Vejo muitas igrejas e ministérios publicando ótimos vídeos, fotos e artes. Usam estratégias de post como o mosaico (grid) de fotos, carrossel, boomerang e outros, mas, se esquecem de um ponto muito importante que é a comunicação feita nas legendas! Redija legendas bem descritivas. A ideia é pensar que se por acaso o seu seguidor não consiga carregar a imagem que você postou ele saberá do que se trata lendo a legenda. Combinado?

5) Mude o perfil da igreja/ministério para Comercial. Tenho dois motivos para fazer a mudança: Primeiro porque vai habilitar o endereço da igreja para que as pessoas cheguem até você. Além do endereço terão as opções de adicionar um número de telefone para contato, site e contato de e-mail. Para isso, você vai precisar vincular o perfil do Instagram à uma Página do Facebook. Claro, que neste caso, vai vincular à Página da igreja. Ter os contatos da igreja no perfil ajuda demais a comunicação entre as pessoas e a igreja. O segundo motivo é porque com a conta comercial é possível acessar todas as estatísticas do seu perfil no Instagram Analytics. Esta informação é ótima para acompanhar o desempenho das publicações e se está comunicando com o público certo. Vai ter informações sobre: localização, faixa etária, alcance das postagens, melhores dias e horários entre outras.Se você tiver dificuldade para migrar sua conta do Instagram de pessoal para comercial é só assistir este vídeo.

Se você tiver alguma dúvida em como aplicar alguma destas ações, por favor, deixe aqui nos comentários que terei prazer em te responder e ajudar! Deus abençoe! =)

 

 

♥ Leia também:
Você sabe o que é IGTV (Instagram TV)?
Assista a palestra sobre Mídias Sociais no YouTube no Church Tech Expo 2018
5 dicas para transmitir o evento de sua igreja
Modelo de Briefing para a Comunicação de igrejas
50 igrejas no Instagram para seguir e se inspirar


– Para palestras e treinamentos envie seu convite para: contato@elisamancio.com.br ou para (31) 9 9502-1305.
– Se quiser receber dicas de Mídias Sociais para igrejas toda semana no telefone é só enviar “SIM” por WhatsApp para o número: (31) 9 9502-1305.
– Receba dicas de Mídias Sociais por e-mail! É só se inscrever nesta lista: http://bit.ly/elislistavip