Qual versão da Bíblia usar nos posts da minha igreja/ministério?

card qual bíblia usarTem quem pense que escolher a versão da Bíblia que referencia em posts e publicações (sites/blogs) não é importante. Entretanto, venho destacar para vocês – como dica da semana – como a versão escolhida pode interferir no entendimento de suas mensagens, principalmente pensando nos não cristãos que chegam até suas redes.

Então vão 5 dicas para te ajudar na hora de produzir textos, artes ou qualquer espécie de conteúdo multimídia que faz menção a textos bíblicos:

  1. Converse com seu líder/pastor da igreja sobre qual a versão bíblica elegida por ele nas ministrações da igreja local. Hoje vejo muita gente usando a versão NVI (Nova Versão Internacional) que tem uma linguagem atual e facilita o entendimento.
  2. Se sua igreja usa versões mais tradicionais como a ARA (Almeida Revista e Atualizada) ou ARC (Almeida Revista e Corrigida), vale a pena conversar com sua liderança se na Internet, para um melhor entendimento, poderia ser usada uma versão que facilite.
  3. Se está fazendo um post para um site ou blog, pense em colocar o link para o site Bible.com, pois, nele há uma infinidade de versões bíblicas, inclusive em mais de 1588 versões diferentes! Nunca esqueça que o leitor pode não ser cristão. Muita gente nem sabe que existe mais de um tipo de versão bíblica. Cabe a nós que produzimos conteúdo pensar na melhor maneira para apresentar uma publicação e torná-la entendível.
  4. Contextualize sempre. Analise com quem vai falar nas postagens e use uma versão que se aproxime mais do seu público-alvo. Existem Bíblias que estão no gosto do pessoal, como a Bíblia A Mensagem, a Bíblia em Ação (para crianças) e a própria NVI.
  5. Não poderia deixar de fechar estas dicas mencionando quais são minhas versões preferidas. Atualmente a Bíblia que eu mais gosto de ler é a NVT (Nova Versão Transformadora) lançada recentemente pela Mundo Cristão. Amo as palavras usadas na tradução. Me parece muito mais atual. Quando me converti minha igreja local usava como padrão a Bíblia ARA. Quando migraram para a NVI tive um pouco de dificuldade, coisa de tempo, aprendi a maravilha que é fazer um estudo bíblico com acesso a versões diferentes. A experiência é muito mais enriquecedora.Voltando ao assunto, hoje as versões preferidas são: a NVT, a NVI, a Nova Bíblia Viva e a NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje). Uma vez tive acesso ao Novo Testamento da King James, lembro de ter gostado muito. Penso que muitas vezes nós, como igreja, temos falhado na questão de informar qual versão estamos usando. Seja no púlpito, seja em uma transmissão ao vivo ou vídeo. Nem todo mundo é obrigado a saber que existem tantas versões diferentes. Já vi gente perdida pensando que estavam lendo uma mensagem errada porque a pessoa não sabia sobre isso. Então, cabe a nós que prezamos por uma comunicação mais eficaz estarmos atentos aos detalhes.E você e sua igreja local? Qual mais usam?LEIA TAMBÉM:
    – Livro impresso Mídias Socias na Igreja (set/2017): http://bit.ly/livrodaelis
    – E-book gratuito Mídias Sociais na Igreja (junho/2016): http://bit.ly/29qyXID
    – O que publicar nas Redes Sociais da minha igreja? http://bit.ly/oquepublicar
    – Conhece o clube de leitura de cristãos reformados? http://bit.ly/box95noblog
    – Faça um mosaico de fotos para o seu Instagram: https://glo.bo/2m5krQn
    – 9 dicas para a cobertura on-line dos seus eventos: http://bit.ly/2pMGrjW