Gentileza na era digital

Há alguns dias vários sites de notícias e telejornais destacaram a ação de May Ashworth, uma jovem senhora de 85 anos, que deu um show de gentileza ao fazer uma busca no Google.

Captura de Tela 2016-06-21 às 17.08.12

Ela escreveu no buscador: “Por favor, traduza esses números romanos. Obrigada”. A foto foi publicada na Internet pelo neto dela, Ben John, que ao abrir o notebook da avó, achou interessante a atitude dela, tirou uma foto e publicou no Twitter. O Google chegou a se manifestar sobre o ocorrido pelo Twitter, informando para a vovó que a resposta seria “1998”.

Para quem trabalha no monitoramento de Redes Sociais ou mesmo usuários que costuma ler comentários nas postagens podem perceber a falta da gentileza que tem norteado a Internet. As pessoas estão cada vez mais intolerantes e agressivas. Estar protegido por um aparelho tecnológico tem encorajado muitos nesse tipo de atitude.

Leio tantos comentários bárbaros, crueis, discussões vãs, agressividade gratuita e muita falta de respeito. Creio que temos muito a aprender com a vovó Ashworth. Palavras como Por favor e obrigado estão cada vez mais em desuso.

Captura de Tela 2016-06-21 às 17.18.15
Ben John e sua avó, Amy Ashworth. (foto reprodução do Twitter)

Tão importante quanto expor uma opinião é saber respeitar a opinião do outro. As pessoas não pensam igual e não tem motivo para pensarem. Precisamos aprender a viver e respeitar as diferenças, opiniões e sermos mais tolerantes.

Que tal a partir de agora refletir sobre como você tem usado a Internet. Incluir mais palavras como “por favor” e “obrigado”. Ser mais cuidadoso ao se expressar. Ler, interpretar a informação e só depois se manifestar sobre algo.

As redes sociais nos estimulam a respostas rápidas. Lembra da expressão “pense antes de falar”? Aplique como “pense antes de publicar”. Os dias para todos estão difíceis, tanta notícia ruim, tanto escândalo, tanta tragédia… Por que não sermos agentes de transformação no meio digital? Semeie gentilezas on e off-line.

 

Seja gentil com as pessoas!  =)

Gentilezana era digital